Thiago Monteiro e Igor Marcondes jogam a rodada final do qualifying de simples a partir das 16h; Guto Miguel e Heide buscam vaga na chave de duplas

O Brasil pode garantir mais dois representantes na chave principal de simples do Rio Open neste domingo (15), quando Thiago Monteiro e Igor Marcondes disputam a rodada final do qualifying a partir das 16h, no Jockey Club Brasileiro. Monteiro venceu o paraguaio Adolfo Vallejo por 2 sets a 0 e enfrenta o sérvio Dusan Lajovic, enquanto Marcondes superou Chun-Hsin Tseng também em sets diretos e decide a vaga contra o português Jaime Faria. Na chave de duplas, Guto Miguel e Gustavo Heide buscam classificação diante de Gonzalo Escobar e Jean-Julien Rojer após vitória na estreia, mantendo o Brasil vivo na disputa por vagas tanto em simples quanto em duplas.
O Rio Open pode ter mais dois tenistas brasileiros na chave principal de simples. Neste domingo (15), Thiago Monteiro e Igor Marcondes jogam a rodada final do qualifying após a boa estreia que tiveram na abertura da programação no Jockey Club Brasileiro.
Os jogos dos brasileiros iniciam às 16h. No total, serão quatro vagas na chave principal de simples e uma na de duplas em jogo.

Tenista brasileiro que mais venceu jogos de simples na história do torneio, Monteiro teve uma grande vitória diante do cabeça de chave 1 do qualifying, o paraguaio Adolfo Daniel Vallejo, fechando a partida com 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-1, em 1h32.
Neste domingo, Monteiro é quem abre a programação da Quadra Central Guga Kuerten, às 16h (de Brasília), em duelo com o sérvio Dusan Lajovic, presente em todas as edições do maior torneio da América do Sul e que contou com a torcida especial do ex-jogador de futebol Dejan Petkovic na vitória sobre o boliviano Hugo Dellien, por 3-6, 7-6(3) e 6-1.
"Muito feliz, acho que aqui é uma energia diferente também, que aquela, quando piso na Quadra Guga Kuerten, sinto uma coisa diferente, que me faz realmente superar as adversidades do jogo, faz extrair o meu melhor tênis. Muito feliz com esse primeiro jogo aqui", disse Monteiro, que ficou impressionado pela presença do público.
Em sua primeira vez jogando um ATP 500, Marcondes desbancou o terceiro cabeça de chave do Qualifying, Chun-Hsin Tseng, de Taiwan, para avançar à rodada final. Ele fechou o jogo também por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 e 7-6(5), em 1h50.

Na decisão pela vaga na chave principal Marcondes joga na Quadra 1, também às 16h, contra o português Jaime Faria, que neste sábado desbancou o ex-top 15 Nicolas Jarry na primeira fase
"Estou muito feliz, é a primeira vez jogando um ATP 500, primeira vez jogando no Rio Open também. Estou muito feliz pela oportunidade que me deram, o Lui e todo o pessoal do Rio Open. E aproveitando, feliz de fazer um bom resultado", disse Marcondes.
Também tem Brasil na rodada final do qualifying de duplas neste domingo no Jockey Club Brasileiro. Guto Miguel e Gustavo Heide enfrentam o equatoriano Gonzalo Escobar e o holandês Jean-Julien Rojer no segundo jogo da Quadra Central.
Os brasileiros venceram neste sábado a dupla formada pelo espanhol Íñigo Cervantes e o italiano Ignacio Buse por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 6-4.
"A gente fez uma grande partida para quem está jogando pela primeira vez, eu acredito que a torcida ajudou muito a gente. A gente tava bem confiante e conseguiu fazer um grande jogo. E amanhã, esperar recuperação do meu parceiro, que vai acordar bem amanhã", disse Heide.

Número 3 do mundo no ranking juvenil, Guto Miguel acabou sofrendo uma bolada no olho durante a partida, mas acredita que não será um problema para encarar a rodada final.
"O jogo foi muito bom, o entrosamento foi muito bom pela primeira vez, e vamos continuar com tudo, que essa semana promete bastante. Se continuar desse jeito aí, quem sabe furar o quali, mas vamos, vamos pensar só no começo do jogo de amanhã, não, não criar muita expectativa. Tomara que amanhã acorde 100% com esse olho, mas, se Deus quiser, vai acontecer", disse Guto.
Redação Revista Tênis
Publicado em 15/02/2026, às 11h26 - Atualizado às 11h26