Bollettieri

Controle total

Bater bolas nos pontos certos é importante, mas há mais no tênis do que acertar alvos na quadra


A MAIORIA DOS TENISTAS TREINAM PARA BATER MAIS forte, ou para correr mais rápido ou ficar mais fortes. Potência, força e velocidade podem leva-lo longe no tênis, mas você precisa compensar deficiências nessas áreas praticando controle.

Grande parte dos alunos define controle como precisão. Porém, isso é apenas parte da definição. Controle tem muitos componentes e você fará bem se praticar todos eles toda vez que jogar.

COLOCAÇÃO

Quando as pessoas pensam em "colocação", elas não consideram todas as suas opções, incluindo ângulos, slices curtos, slices profundos, toques e drop-shots.

CONTROLE DO PONTO

Se você controla a maioria dos pontos, vai ganhar com mais frequência. O controle do ponto é medido pelo conforto. Você está jogando em seus termos? Está fazendo os golpes que gosta e fazendo seu oponente bater bolas que não gosta? Está decidindo o resultado da maioria dos pontos, seja forçando seu adversário ao erro, seja batendo winners? Algumas vezes você precisa fazer mais sacrifícios para controlar uma partida. Por exemplo, se seu oponente não pode suportar um topspin alto de forehand, é preciso bater mais dessa bola, mesmo que você prefira batê-la chapada e mais forte.

DISCIPLINA MENTAL

Durante um jogo, não pense demasiadamente, mas nunca perca o foco. Um colapso mental pode dar ao seu adversário esperança de que pode vencê-lo e isso também irá sugar suas energias rapidamente.

CONTROLE FÍSICO

Todos os tenistas têm um grau de limitação física, contudo, eles podem esconder um pouco disso aprendendo como ler a bola que vem em sua direção antes de ela quicar no chão. Tente reconhecer a altura, velocidade, spin e direção da bola o quanto antes.

From Tennis Magazine. Copyright 2012 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

DICA RÁPIDA

Há muitos momentos no jogo em que você sai do domínio e perde o controle do ponto. Um problema comum ocorre quando seu oponente interrompe um rali que você estava controlando ao bater uma bola no contrapé, fazendo-o mudar de direção rapidamente. Eis aqui o que fazer numa situação como essa:

  1. Pare, mantenha o equilíbrio e empurre o seu pé de fora para que seu corpo se mova para a direção correta com um passo cruzado. Então comece seu movimento dependendo de quão longe a bola está.
  2. Quando começar a se mover, você também deve começar o seu swing. Leve a raquete para trás e se posicione para bater assim que a bola estiver ao alcance.
  3. Não bata uma bola curta defensiva. Tente golpeá-la com um topspin profundo ou então um slice fundo. Isso vai lhe dar a chance de se recuperar para a próxima bola.
Nick Bollettieri

Publicado em 23 de Maio de 2012 às 11:26


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista