Divisor

Contra Ferrer no Rio, Bellucci busca 6ª vitória contra tenistas top 10 e retorno ao top 100

Paulista ganhou de jogadores situados entre os 10 melhores do ranking em cinco oportunidades, uma delas contra o mesmo Ferrer em 2012


Rio de Janeiro (Brasil) - Embalado pelas duas vitórias até aqui, o paulista Thomaz Bellucci tem um teste de gente grande nesta sexta-feira pelas quartas de final do Rio Open. Por volta das 16h30 (horário de Brasília), na quarta partida da quadra central do Jockey Club Brasileiro, o número 1 do Brasil encara o espanhol David Ferrer, atual número 4 do ranking e cabeça de chave número 2 do torneio. Vale lembrar que, na semana passada, o experiente atleta de 31 anos foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires.

Bellucci joga amanhã tentando superar favoritismo do espanhol David Ferrer, número 4 do mundo

Em quatro jogos pelo circuito, foram três vitórias para o europeu, mas Bellucci levou a melhor exatamente no último duelo, há dois anos, no Masters 1000 de Monte Carlo. Aliás, vencer um tenista top 10 tem sido um dos grandes obstáculos na carreira do canhoto.

Desde que começou a despontar nos maiores torneios da ATP, Bellucci levou a melhor sobre jogadores da faixa dos 10 melhores do mundo somente em cinco oportunidades – venceu Fernando Verdasco (9º do mundo) em Acapulco/2011, Andy Murray (4º) e Tomas Berdych (7º) no Masters 1000 de Madri, também em 2011, Ferrer (6º) em Monte Carlo/2012, e Janko Tipsarevic (9º) na final do ATP 250 de Gstaad, em 2012.

Um triunfo, além de dar muita confiança ao tenista brasileiro, também é importantíssimo para as suas pretensões de ranking na segunda-feira. Atual número 130 da ATP, Bellucci já soma 90 pontos pelas quartas no Rio e está chegando a um total de 532 pontos, estacionando na 106ª colocação (depende dos resultados de concorrentes). Se surpreender Ferrer, o jogador orientado por Francisco Clavet acrescentaria mais 90 pontos nessa quantia, entrando no top 90.

Desde julho do ano passado que Bellucci não entra novamente no grupo dos 100 melhores jogadores do ranking. Quem passar de Ferrer x Bellucci enfrentará na semifinal o melhor do jogo entre o ucraniano Alexandr Dolgopolov e o italiano Fabio Fognini.

Confira a programação da quadra central do Rio Open:

11h – Semifinal de Duplas Masculino

Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) vs. Juan Sebastian Cabal (COL)/ Robert Farah (COL)

Não antes das 13h – Quartas de Final Feminino

Teliana Pereira (BRA) vs. Irina-Carmelia Begu (ROU)

Não antes das 15h – Quartas de Final Masculino

Alexandr Dolgopolov (UKR) vs. Fabio Fognini (ITA)

A seguir – Quartas de Final Masculino

Thomaz Bellucci (BRA) vs. David Ferrer (ESP)

Não antes das 17h – Quartas de Final Masculino

Pablo Andujar (ESP) VS. Tommy Robredo (ESP)

A seguir – Quartas de Final Masculino

Rafael Nadal (ESP) vs. João Sousa (POR)

Quadra 1 –

Não antes das 15h30 - Semifinal de Duplas Masculino

David Marrero (ESP)/Marcelo Melo (BRA) vs. Daniele Bracciali (ITA)/ Fabio Fognini (ITA)

Da redação

Publicado em 21 de Fevereiro de 2014 às 08:07


Notícias Thomaz Bellucci tabu Rio Open quartas de final David Ferrer top 10 ranking vitórias