Por dentro
Um total de dez títulos foram disputados em apenas dois dias
Cinco competições dos principais circuitos profissionais de tênis conheceram seus campeões neste fim de semana. Como sábado e domingo são, para muitos, dias de descanso longe da televisão ou computador, os principais jogos e resultados podem ter passado batidos. E é justamente para solucionar este problema que este resumo se presta.
ATP 500 de Dubai
Sediado nos Emirados Árabes, o torneio tem agora novo dono. O suíço Stan Wawrinka, quarto melhor tenista da atualidade, venceu o cipriota Marcos Baghdatis na grande final. Apesar da vitória ter vindo em sets seguidos, a “zebra” deu trabalho ao cabeça de chave número dois que fechou o jogo somente no tie break com parciais de 6/4 e 7/6 (15-13).
Nas duplas, os italianos Simone Bolelli e Andreas Seppi conquistaram o título em cima da parceria formada pelos espanhóis Feliciano e Marc Lopez. O jogo terminou em 2 sets a 1 com parciais de 6/2, 3/6 e 14-12.
ATP 500 de Acapulco
No México, o troféu foi disputado entre dois cabeças de chave: o austríaco Dominic Thiem (4) e o australiano Bernard Tomic (5). O confronto entre o 14º e o 20º do ranking mundial era inédito e o resultado fez jus à diferença de seis posições. Após quase duas horas de confronto, Thiem conseguiu a vitória em parciais de 7/6 (8-6), 4/6 e 6/3.
Já nas duplas, o favoritismo não predominou. A parceria firmada entre o filipino Treat Huey e o bielorrusso Max Mirnyi derrotou os cabeças de chave número três. Diante do alemão Philipp Petzschener e do austríaco Alexander Peya, os dois fecharam o jogo em sets seguidos por 7/6 (7-5) e 6/3.
ATP 250 de São Paulo
Mais conhecido como Brasil Open, o torneio sediado na capital paulista assistiu ao bicampeonato do uruguaio Pablo Cuevas. Frente ao seu xará Pablo Carreno Busta, ele conseguiu a vitória em 1h25 de duelo por parciais de 7/6 (6-4) e 6/3. Com a boa campanha em solo brasileiro, o tenista ultrapassou 20 adversários e ocupa atualmente a 25ª posição do ranking.
Vice-campeão na chave de simples, o jovem espanhol voltou às quadras para tentar o título de duplas ao lado de seu compatriota David Marrero. Apesar de saírem na frente, a parceria acabou derrotada pelo chileno Julio Peralta e pelo argentino Horacio Zeballos por 4/6, 6/1 e 10-5.
Aberto do México (WTA)
À semelhança de como funciona o Rio Open, Acapulco também acolhe dois torneios simultaneamente. Na chave feminina, a norte-americana Sloane Stephens confirmou o favoritismo diante da eslovaca Dominika Cibulkova e ganhou o jogo por 2 sets a 1 com parciais de 6/4, 4/6 e 7/6 (7-5).
Nas duplas, as espanholas Anabel Medina Garrigues e Arantxa Parra Santonja conquistaram o título após derrotarem a parceria firmada entre a holandesa Kiki Bertens e a sueca Johanna Larsson. Após um “pneu” no primeiro set, o jogo terminou com um 6/4.
Aberto do Catar (WTA)
No Oriente Médio, outra espanhola consagrou-se campeã. Sexta melhor do mundo, Carla Suarez Navarro derrotou a top 50 Jelena Ostapenko. A tenista natural da Letônia até saiu na frente, mas acabou cedendo a virada e deixando o título escapar após parciais de 1/6, 6/4 e 6/4.
Já nas duplas, Navarro alcançou o vice-campeonato. Ao lado da italiana Sara Errani, acabou derrotada pelas taiwanesas Hao-Ching Chan e Yung-Jan Chan por duplo 6/3.
Publicado em 29 de Fevereiro de 2016 às 14:16