Na ponta do lápis

Confira alguns números curiosos do Rio Open

Organização divulgou dados interessantes sobre o evento


A terceira edição do Rio Open chegou ao fim no último domingo, dia 21 de fevereiro. O maior torneio de tênis da América do Sul atraiu, além dos inúmeros fãs da modalidade, grandes nomes do esporte como Rafael Nadal, Jo-Wilfried Tsonga e John Isner para o Jockey Club Brasileiro.

Com o fim do ATP 500 e do WTA International do Rio de Janeiro, a organização do evento divulgou esta semana alguns números curiosos sobre a competição. O público que totalizou 45 mil pessoas pôde assistir, por exemplo, 92 partidas disputadas em nove quadras de saibro entre 94 tenistas de 31 países.

De acordo com Luiz Carvalho, diretor do torneio, o resultado do evento este ano foi muito positivo. "Estamos satisfeitos com a terceira edição do torneio, a começar pelos jogadores que trouxemos. Na chave masculina, tivemos oito atletas entre os 30 melhores. Na feminina, foi a melhor final do Rio Open até agora. Uma atleta jovem contra uma veterana que está tentando voltar ao circuito, um jogo bem interessante", afirmou.

Já pensando na próxima temporada, ele disse: "Nosso foco é melhorar a cada ano e estamos fazendo isso desde a primeira edição, atraindo novos jogadores, melhorando o Leblon Boulevard, a infraestrutura e trazendo novas opções de alimentação. Sempre com o pensamento de deixar o evento mais completo, para o público, jogadores, patrocinadores, imprensa".


Confira alguns números do Rio Open 2016: 

Quadras de saibro: nove
Capacidade da quadra central: 6.200 pessoas
Atletas: 94, sendo 49 homens e 45 mulheres
Nacionalidades dos atletas: 31 países (Brasil, Croácia, Espanha, Nova Zelândia, Suécia, Estados Unidos, Holanda, Argentina, Bulgária, Colômbia, França, Itália, Alemanha, Eslováquia, Suíça, Romênia, Paraguai, Israel, Japão, Ucrânia, França, Uruguai, Reino Unido, Colômbia, Portugal, Áustria, Sérvia, Chile, Principado de Liechtenstein, Romênia e Montenegro)
Partidas disputadas: 92, sendo 31 de simples masculino, 31 de simples feminino, 15 de duplas masculinas e 15 de duplas femininas
Profissionais envolvidos no evento: aproximadamente 2.300 pessoas
Membros da ATP e WTA: 20
Juízes de linha: 67
Juízes de cadeira: 13
Boleiros: 74
Público: 45 mil pessoas
Raquetes encordoadas: 627 (o equivalente a cerca de 8 km de corda)
Bolas usadas: 9.360
Treinos marcados: aproximadamente 500
Água consumida: 23.328 garrafas
Bananas consumida pelos atletas: 200 kg
Jornalistas credenciados: mais de 300
Transmissão para quantos países:182 países
Premiação ATP: US$ 1.353.205
Premiação WTA: US$ 250.000

Da redação

Publicado em 23 de Fevereiro de 2016 às 18:18


Notícias Rio Open