Histórico

Com vitória dos irmãos Bryan, Melo garante semi inédita no Finals e iguala feito de Guga

Brasil não chegava à penúltima fase do ATP Finals desde 2000, quando Kuerten rumava para o título em Lisboa. Marcelo Melo e Ivan Dodig já estão assegurados para a próxima fase em Londres


Londres (Reino Unido) – Marcelo Melo estava em seus primeiros passos no juvenil rumo ao profissional quando assistiu ao título de Gustavo Kuerten, o Guga, na Masters Cup de Lisboa em 2000. Naquele ano, o "manezinho da ilha" derrotou, no mesmo final de semana, Pete Sampras e André Agassi para ficar com o título e, de quebra, terminar aquela temporada como número 1 do mundo.

Dodig e Melo se classificaram antecipadamente para a semi do ATP Finals graças à vitória dos Bryan contra Qureshi/Rojer

No ano seguinte, Guga novamente jogou o torneio (hoje, conhecido como ATP Finals), porém a lesão no quadril já começava a falar mais alto e o brasileiro ficou na fase de grupos, sem ganhar um jogo em Sydney. Na ocasião, o australiano Lleyton Hewitt ficou com o troféu e lhe roubou a liderança do ranking.

Doze anos mais tarde, o Brasil voltou a ter representante no torneio que encerra o calendário da ATP. Ou melhor, dois tenistas envolvidos pela primeira vez em suas carreiras - os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, que se classificaram para a chave de duplas, jogando com parceiros diferentes. E, nesta quinta-feira, Melo se classificou às semifinais em Londres junto com o croata Ivan Dodig.

Terceira melhor parceria de 2013, Dodig/Melo ganhou seus dois primeiros jogos da Chave A, frente aos poderosos irmãos Bob e Mike Bryan e, hoje, sobre os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski. Com isso, ficaram torcendo por uma vitória dos Bryan contra Aisam Ul-Haq-Qureshi e Jean-Julien Rojer nessa tarde para garantir a vaga antecipada à semifinal. Dito e feito!

Os gêmeos americanos venceram a partida com 14/12 no match tie-break e selaram a passagem de Melo, quinto melhor duplista do mundo, à penúltima fase em Londres. O mineiro e Dodig ainda jogam contra Qureshi/Rojer no sábado para ficarem em primeiro lugar do grupo, o que renderia um confronto diante do segundo melhor par da Chave B.

Em 2000, Guga passou por Agassi na final da Masters Cup de Lisboa

No outro grupo, o Brasil torce nessa sexta-feira por Bruno Soares e seu companheiro, o austríaco Alexander Peya. Segunda melhor dupla do ano, Peya/Soares precisa vencer os espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco para sonharem com o lugar na semifinal.

Até o momento, Peya/Soares estão em segundo lugar no Grupo B, empatados com Paes/Stepanek, seus algozes do primeiro jogo, mas ganhando no saldo de sets (3 sets vencidos/3 perdidos contra 2/3 dos rivais).

Marrero e Verdasco já estão automaticamente na semifinal por terem vencido seus dois primeiros compromissos. Se Bruno vencer os espanhóis amanhã em dois sets, garante lugar na semifinal sem depender de resultados. Mas se batê-los em três sets, terão que torcer contra Paes/Stepanek, que enfrentam Marcel Granollers/Marc Lopez, os lanternas da chave.

PROGRAMAÇÃO DESSA SEXTA-FEIRA – ATP FINALS 2013

10h (horário de Brasília) – Terceira Rodada do Grupo B

Leander Paes (IND)/Radek Stepanek (CZE) vs. Marcel Granollers (ESP)/ Marc Lopez (ESP)

16h (horário de Brasília) – Terceira Rodada do Grupo B

*Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) vs. David Marrero (ESP)/Fernando Verdasco (ESP)

*Jogo ao vivo pelo SPORTV 2

Da redação

Publicado em 7 de Novembro de 2013 às 18:13


Notícias Marcelo Melo vaga semifinal ATP Finals Guga Brasil Bruno Soares classificação