O cara do momento

Cheio de confiança, Wawrinka não teme adversários: "Posso derrotar qualquer um"

Suíço é o líder do ranking de 2014 com três títulos e troféu em Monte Carlo quebra a hegemonia do chamado "Big Four" nos eventos Masters 1000


Monte Carlo (Mônaco) - Cinco anos depois de anotar a primeira e, até então, única vitória sobre Roger Federer na carreira, e exatamente no saibro de Mônaco, Stanislas Wawrinka voltou a desbancar o ídolo e grande amigo agora na decisão do Masters 1000 de Monte Carlo.

Wawrinka conquistou o terceiro título do ano

Na primeira final suíça em 14 anos do circuito ATP, Wawrinka derrotou Federer por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6(5) e 6/2 para levantar seu primeiro título da categoria - e o terceiro da temporada, junto com Chennai e Australian Open.

O jogador de 29 anos tinha antes chegado à final de Masters 1000 em duas oportunidades - em 2008 quando perdeu para Novak Djokovic, e no ano passado quando foi derrotado por Rafael Nadal em Madri.

Wawrinka é o 59º tenista diferente a vencer um torneio Masters, quebrando a hegemonia do chamado "Big Four"(Nadal-Djokovic-Federer-Andy Murray). Em 34 dos últimos 36 eventos da série, o troféu havia ficado na mão desses quatro atletas - as únicas exceções foram Robin Soderling (Paris-Bercy/2010) e David Ferrer (Paris-Bercy/2012).

"É sempre um prazer jogar contra Roger", começou Stan. "Nós sabemos que sempre é um jogo estranho, principalmente por ser a final aqui. Ele é o meu melhor amigo no circuito, nos respeitamos muito. Eu só tentei entrar em quadra e vencer a partida. Antes e depois, ainda continuamos melhores amigos, mas durante o jogo fazemos de tudo para vencer", completou o número 3 do ranking, que corria o risco de ser ultrapassado pelo amigo caso fosse derrotado em Mônaco.

Com o resultado, Wawrinka está na liderança do ranking da temporada, a "Corrida para o ATP Finals de Londres" com um total de 3.535 pontos, contra 3.050 de Djokovic, 2.920 de Federer e 2.775 de Nadal. O suíço comemora o fato de ter batido todos os integrantes do top 6 na temporada.

"Quando estou bem mentalmente, com o espírito de lutar por todos os pontos, posso jogar meu melhor nível, posso derrotar qualquer um. Fiz um grande trabalho até aqui. Estou muito feliz que depois de ganhar meu primeiro Grand Slam agora tenha conseguido vencer um Masters 1000 tão rapidamente. Não esperava isso. Quando vim para Monte Carlo, para mim era como se fosse uma prova. Sabia que estava jogando um belo tênis, porém não esperava vencer porque a chave era muito forte", confessou Wawrinka, o novo Rei de Mônaco.

Da redação

Publicado em 21 de Abril de 2014 às 09:18


Notícias Stanislas Wawrinka Monte Carlo Roger Federer Big Four hegemonia