Não veio?

Capitã do Brasil fica surpresa com ausência de número 1 da Suíça na Fed Cup

Stefanie Voegele não está no grupo do capitão Heinz Guenthardt e caberá a jovem Belinda Bencic liderar seu país em Catanduva na próxima semana


São Paulo (Brasil) - Na última quarta-feira, a capitã Carla Tiene anunciou a convocação oficial do time brasileiro que lutará por vaga no Grupo Mundial II da Fed Cup no próximo final de semana em Catanduva. Teliana Pereira, Paula Gonçalves, Laura Pigossi e Gabriela Cé, mesmo time que venceu o Zonal Americano em fevereiro, entrarão em quadra entre 19 e 20 de abril contra a Suíça.

Nos Playoffs da Fed Cup, Carla Tiene manteve mesma equipe que venceu o Zonal Americano em fevereiro

Horas depois de soltar os nomes de seu grupo, Tiene também analisou as suíças. O capitão Heinz Guenthardt não chamou Stefanie Voegele, número 1 do país, e nem Romina Oprandi, terceira melhor entre as europeias, para a série que pode rebaixá-las ao Zonal II em 2015. E o mais curioso é que ambas estão em atividade pelo circuito individual - Oprandi está jogando o WTA de Bogotá, e Voegele disputou o Premier de Charleston na semana passada. 

Sem as duas, a jovem e talentosa Belinca Bencic, de apenas 17 anos, terá a responsabilidade de comandar o time. A ex-número 1 do mundo no juvenil ocupa atualmente a posição de número 91 do ranking, sendo a mais bem ranqueada do confronto, um lugar à frente de Teliana.

Tiene admitiu estar surpresa com a ausência de Voegele na convocação: "A ausência da Voegele me surpreendeu, pois ela jogou a fase anterior. Mas mesmo ela não estando, a Suíça continua sendo uma equipe muito forte. Esta será a primeira vez que a Bencic vai jogar a Fed Cup tendo a responsabilidade de ser a número 1. Contra a França [em que Bencic ganhou os dois pontos de simples], ela não era a principal do time. Vamos torcer para que ela sinta essa pressão de ser a principal e não consiga jogar da forma como vem jogando", espera a capitã brasileira.

Olhando para o seu banco, Tiene ressalta a confiança do time, principalmente pela confiança da líder Teliana Pereira, que já está despontando nos torneios maiores. Em fevereiro, chegou à semifinal do Rio Open e, na semana passada, bateu a top 30 Sorana Cirstea e alcançou às oitavas em Charleston.

"São as meninas que estão jogando mais, a vaga foi merecida. Todas tiveram um papel importante na equipe em fevereiro, por isso que resolvemos manter a mesma equipe. Tanto Brasil quanto Suíça têm as melhores jogadoras em bom momento. A confiança da Teliana é importante, ela cresce neste tipo de competição por equipes", pontuou Tiene.

Da redação

Publicado em 10 de Abril de 2014 às 14:35


Notícias Carla Tiene capitã Brasil Fed Cup surpresa Suíça Stefanie Voegele Playoffs Catanduva Belinda Bencic Teliana Pereira