Perda

Campeão do ATP Finals em 2005, David Nalbandian anuncia aposentadoria do tênis

Argentino conquistou 11 títulos em sua carreira, foi número 3 do mundo em 2006, mas não conseguiu seguir no profissional por causa de lesão


Buenos Aires (Argentina) - Um dos maiores ídolos da história da Copa Davis, o argentino David Nalbandian disse adeus ao circuito profissional nessa terça-feira. O ex-top 3 do ranking conquistou 11 títulos (entre eles a Masters Cup de 2005) em sua carreira (profissional desde 2000) e foi vice-campeão de Wimbledon em 2002.

Aos 31 anos, Nalbandian concedeu coletiva hoje em Buenos Aires e confessou que as seguidas lesões prejudicaram seu retorno. "Meu ombro não responde mais bem. Assim, não posso competir em nível ATP. É muito difícil anunciar minha aposentadoria", comunicou o argentino, que passou por operações no ombro e quadril em 2013.

Após uma excelente campanha no circuito juvenil, com título do US Open em 1998 e o vice de Roland Garros no ano seguinte (em simples), além do título em Wimbledon nas duplas (com o argentino Guillermo Coria), Nalbandian fez uma trajetória memorável em Wimbledon no profissional, chegando à final em 2002 (derrota para Lleyton Hewitt).

Em 2005, "Nalba" entrou como reserva da Masters Cup (atual ATP Finals) e, surpreendentemente, foi campeão, batendo Roger Federer em uma final eletrizante de cinco sets. 

Relembre esse confronto!

No ano seguinte, conseguiu a terceira posição do ranking, em março de 2006. Os dois únicos troféus de Masters 1000 aconteceram em 2007, em Madri e Paris-Bercy.

A última partida de Nalbandian no circuito aconteceu em março desse ano, quando foi batido na estreia do Masters de Miami frente ao finlandês Jarkko Nieminen. Em fevereiro, fez a última aparição no Brasil ao ser vice-campeão do Brasil Open.

Nalbandian conquistou o ATP Finals em 2005 após vencer final emocionante contra Roger Federer

Pela Copa Davis, Nalbandian foi convocado 26 vezes e venceu 39 jogos de 50. Em simples, foram 23 triunfos e apenas seis derrotas; em duplas, é o argentino que mais venceu na modalidade em jogos pela competição - são 16 vitórias contra apenas cinco derrotas.

"As imagens que me fazem chorar são as da Copa Davis. O afeto do povo, a atmosfera que se vive na competição não se vive em mais nenhum lugar", disse Nalbandian.

No entanto, "Nalba" encerra sua carreira sem levar o tão título para a Argentina no torneio entre seleções. Ele participou dos três vice-campeonatos, em 2006 (derrota para a Rússia), 2008 e 2011 (reveses para a Espanha).

A previsão é que Nalbandian jogue uma exibição no dia 21 de novembro contra o espanhol Rafael Nadal, na Argentina. "A partida contra o Rafa no dia 21/11 em Córdoba será o início da minha despedida do tênis profissional. Obrigado a todos por terem me permitido desfrutar do apoio de todos em minha carreira", encerrou.

 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 1 de Outubro de 2013 às 15:16


Notícias David Nalbandian fim carreira tênis profissional título Masters Cup Copa Davis