Entediante

Campeão de Wimbledon, Pat Cash diz que geração atual tornou o tênis "muito chato"

Australiano afirmou que o padrão moderno do esporte é baseado no lema de Nadal e Djokovic, "vence quem resiste às trocas de bola por mais tempo"


Nova York (Estados Unidos) - Realmente já faz um bom tempo que Rafael Nadal e Novak Djokovic dominam as ações no circuito mundial e o que impressiona é o quanto o fator físico faz a diferença em tantas batalhas protagonizadas pelos dois. Quem não se recorda da final do Australian Open do ano passado quando ambos jogaram por quase seis horas? E há quem acredite que o fato do tênis ter se resumido a "vence quem é o mais resistente" tornou-o chato demais.

Djokovic e Nadal vêm dominando o tênis baseando o jogo na força e resistência em quadra

É a opinião do australiano Pat Cash, ex-tenista que conquistou o título de Wimbledon de 1987. Em entrevista à CNN, ele lamenta o estado do tênis atual, muito homogêneo, principalmente ligado às figuras de Nadal e Djokovic. "Há um argumento que diz que essa geração do tênis masculino é chata e acredito que essa ideia é válida", disse o australiano.

"Não é chato ver dois grandes jogadores como Rafael Nadal e Novak Djokovic competirem numa final. O que está se tornando entediante é acompanhar a mesma tática em todo jogo de simples em um Grand Slam nos últimos cinco ou seis anos. Hoje em dia, eles ficam estabelecidos na tática de falar: 'Tudo bem, serão duas horas de ralis da linha de base'. O cara que superar o outro pelo cansaço, vence. Isso tem tirado muito a habilidade no tênis", analisou Cash.

O australiano também crê que os atletas atuais não são melhores do que os de gerações passadas.

"Eles [geração atual] não são melhores em todas as rodadas como eram Boris Becker e Pete Sampras. Nadal e Djokovic são atletas expecionais, não há dúvidas disso, mas dizer que são melhores do que os grandes Bjorn Borg e Stefan Edberg é uma besteira. Isso é uma tolice inventada por alguém e acho que é um insulto para esses jogadores do passado. Jogadores modernos não mergulham na rede, não fazem smashs de backhand. Eles podem fazer isso? Não sabemos. O que sabemos é que eles são incrivelmente bons em devolver bolas do fundo da quadra", encerrou.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 17 de Setembro de 2013 às 13:04


Notícias Pat Cash tênis geração Novak Djokovic Rafael Nadal chata Bjorn Borg Stefan Edberg Pete Sampras Boris Becker