Panorama

Campeã em Wimbledon, Bartoli entra pela primeira vez no top 10 da WTA

Francesa alcançou o 7º lugar do ranking liderado ainda com folga por Serena Williams. Teliana Pereira se aproximou do top 100 e Bia Haddad é a nossa nova número 2


Dois dias depois do ápice de seu "conto de fadas" ao vencer o torneio de Wimbledon, a francesa Marion Bartoli foi o grande destaque do top 10 nessa segunda-feira. Antes do Major inglês, ela era a 15ª colocada do ranking da WTA e agora subiu oito posições e estacionou em sexto lugar, a melhor classificação em sua carreira.

Bartoli campeã de Wimbledon

Antes do título inédito no All England Club, onde havia sido vice-campeã em 2007, Bartoli tinha como melhor posição na lista da WTA o 11º lugar, obtido no ano passado. A alemã Sabine Lisicki, vice-campeã e responsável pela queda de Serena Williams nas oitavas de final, subiu seis posições e foi ao 18º posto da tabela.

Serena manteve a liderança isolada do ranking com 11.895 pontos, bem à frente da russa Maria Sharapova, que ultrapassou a bielorrussa Victoria Azarenka, que agora vem em terceiro lugar. Semifinalista em Londres nesse ano, a polonesa Agnieszka Radwanska fecha o grupo das quatro primeiras. A chinesa Na Li recuperou o 5º posto, à frente da italiana Sara Errani.

Atrás de Bartoli, 7ª do mundo, aparecem a tcheca Petra Kvitova, a alemã Angelique Kerber e a dinamarquesa Caroline Wozniacki. A belga Kirsten Flipkens subiu cinco posições com a semifinal inédita e está em 15º e outra que subiu batante foi a estoniana Kaia Kanepi, quadrifinalista em Wimbledon e que estacionou em 24º lugar.

Robson concentrada em WimbledonLaura Robson entrou para o top 30 após oitavas em Wimbledon

A britânica Laura Robson, que chegou às oitavas de final em Wimbledon, se tornou a primeira tenista de seu país a furar o top 30 da WTA desde 1987. Com os pontos acumulados pela campanha na grama londrina, a jovem de 19 anos aparece na 27ª colocação.

A brasileira Teliana Pereira se aproximou ainda mais do top 100 após ver seus pontos do qualifying de Wimbledon (perdeu na segunda rodada) e do título do ITF de Perigeaux serem computados. Agora, a pernambucana ocupa a 111ª posição do ranking, sua melhor classificação no profissional, mas ela já sabe que subirá ainda mais na próxima semana.

Com mais um título, agora em Denain, Teliana somará mais 50 pontos e ficará muito próxima do grupo das 100 melhores, o que a colocará diretamente na chave principal do US Open, em agosto. 

Beatriz Haddad Maia, de 17 anos, tornou-se a nova número 2 do Brasil ao subir 58 lugares e estacionar na 270ª posição. Ela deverá avançar ainda mais quando forem computados os pontos das quartas de final no ITF de Stuttgart.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 8 de Julho de 2013 às 09:16


Notícias Marion Bartoli Wimbledon Ranking WTA Teliana Pereira Beatriz Haddad Maia Sabine Lisicki