Brasil Tennis Cup muda para o saibro, mas voltará para a quadra dura em 2016

Torneio passou da quadra rápida para o saibro neste ano, mas retornará para a dura para servir como preparação para as Olimpíadas de 2016 no Rio


Quadras da Federação Catarinense de Tênis

WTA mudará de volta para quadras rápidas em 2016

Em sua terceira edição, Brasil Tennis Cup, que será realizado entre os dias 25 de julho e 21 de agosto, em Florianópolis, mudou de superfície, passando das quadras duras da sede da Federação Catarinense de Tênis para o saibro do Costão do Santinho. A ideia por trás da mudança é favorecer as tenistas brasileiras que têm na terra batida seu piso predileto.

“Eu gostei, é meu piso favorito, onde me sinto melhor e mais confiante. Será uma mudança que irá beneficiar as brasileiras esse ano”, afirma Teliana Teliana Pereira, que neste ano venceu seu primeiro torneio de WTA, em Bogotá, exatamente sobre saibro. “Vai ser uma semana especial porque o torneio mudou da quadra dura para o saibro. Isso é bom para a gente, para as sul-americanas, que têm o jogo um pouco mais lento, a gente tem mais tempo de fazer as bolas e impor o nosso jogo, acho que vai ser uma semana muito bacana”, declarou Beatriz Haddad Maia, que fez quartas de final do Rio Open, também sobre a terra batida.

No entanto, para 2016, o evento voltará a ser disputado sobre cimento. Assim como neste ano, o torneio será realizado no segundo semestre, logo antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Como as provas de tênis na capital carioca serão realizadas sobre quadras duras, a ideia é que o torneio sirva como um preparatório para as atletas.

"A ideia é que voltemos para as quadras duras em 2016, para servir de preparação para as Olímpiadas", afirmou o diretor do torneio Rafael Westrupp. "É provável que voltemos para as quadras da Federação Catarinense, obviamente desde que tenhamos o apoio do estado", pondera.

“O resultado das meninas desde que a gente conseguiu adquirir a data, em 2012, o ranking delas em comparativo de 2012 para hoje era o sonho que a gente queria. A gente comprou um WTA sem jogadoras com condições de ranking para jogar e hoje temos um WTA com duas ou três jogadoras entrando direto na chave, a Bia como 148 do mundo e a Teliana 74. É uma nova fase do tênis feminino e isso tem muito a ver com esse evento”, afirma Jorge Lacerda, presidente da CBT.

Além de Bia e Teliana, o torneio ainda tem espaço para mais tenistas brasileiras, com Paula Gonçalves podendo entrar direto na chave como alternate, além dos três wild cards disponíveis para a organização. No qualifying, uma das vagas será da campeã brasileira sub-23 anos.

Da redação

Publicado em 19 de Junho de 2015 às 11:12


Notícias Brasil Tennis Cup WTA Florianópolis Teliana Pereira