Davis Cup

Brasil garante vaga no qualifying do Grupo Mundial da Copa Davis

Equipe brasileira vai disputar uma vaga para a decisão no final do ano


Divulgação Davis Cup

Nesta segunda-feira (17), o novo ranking mundial da ITF foi divulgado e foram definidos os 12 cabeças de chave (Argentina, Bélgica, Grã-Bretanha, Sérvia, Itália, Alemanha, Cazaquistão, República Tcheca, Suécia, Áustria, Canadá e Japão) para a disputa do qualifying da Copa Davis 2019, em fevereiro.

As equipes semifinalistas (França, Croácia, Estados Unidos e Espanha) já estão garantidas na decisão do final do ano, que terá 18 países na disputa pelo título (12 vencedores do quali, 4 semifinalistas do ano interior e mais 2 países convidados).

Também foram divulgadas as 10 nações classificadas para o qualifying, que será disputado no mesmo formato atual da competição, com sistema de sedes alternadas. O Brasil está garantindo na disputa e aguarda o sorteio para conhecer seu rival. Mais dois países de Europa e África vão integrar os 24 país no qualificatório.

Entenda o novo formato

A partir de 2019, a Davis terá uma última fase final, a ser disputada por 18 países durante uma semana. O formato de disputa se inicia com uma fase de grupos, com três times em cada um se enfrentando nos quatro primeiros dias de competição. Avançam os melhores de cada grupo, bem como os dois melhores segundos colocados. Na sequência serão disputadas as quartas de final, as semis e a decisão. Em cada confronto, os países se encontrarão em três partidas realizadas no mesmo dia, com duas de simples e uma de duplas.

Os critérios de classificação são três: as quatros semifinalistas do ano anterior confirmam de forma antecipada a participação nesta "Copa do Mundo do Tênis". Doze outras nações participarão de uma fase qualificatória, enquanto as duas últimas vagas serão definidas por wild cards, sendo estes escolhidos dentre nações classificadas no Top 50 do Ranking da Davis ou com um tenista entre o top 10 da ATP World Tour.

A fase qualificatória reunirá 24 times a partir de fevereiro em confrontos disputados dentro e fora de casa. Doze deles serão as equipes classificadas entre a 5ª e a 16ª posição na Copa Davis anterior. A outra metade virá dos vencedores do Grupo 1 (6 para Europa/África, 3 para Ásia/Oceania e 3 para as Américas). Os países vencedores seguem na disputada para as Finais, enquanto os derrotados jogarão o Zonal.

Outra alteração marcante é o fim dos jogos disputados em cinco sets. Em todos os níveis da competição as partidas de simples serão disputadas em melhor de três sets com tie-break. Nas duplas o formato é similar, com o adendo de um terceiro set decidido em match-tie-break.

Da redação

Publicado em 17 de Setembro de 2018 às 19:18


Notícias Davis Cup Copa Davis Brasil ITF