Bronze

Brasil conquista terceiro lugar na Fep Cup

Argentina e Paraguai terminaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente


O time brasileiro encerrou no último sábado a sua participação no Zonal Americano I da Fed Cup, disputado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Após vitória sobre o México por 2 a 0, o Brasil conquistou o terceiro lugar na competição considerada a Copa Davis feminina.

Um dia após a derrota para a Argentina, Paula Gonçalves enfrentou Renata Zarazua na primeira partida de simples e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. Em seguida, Gabriela Cé jogou contra Ana Sofia Sanchez e também saiu vitoriosa após sua adversária abandonar o jogo no segundo set por causa de lesão - no momento da desistência, a tenista gaúcha vencia por 6/1 e 3/0.

Com o resultado de 2 a 0, fez-se desnecessária a realização do jogo de duplas. Na briga pela vaga no playoff do Grupo Mundial II, a Argentina superou o Paraguai também por 2 a 0 e conquistou o Zonal. As equipes de Peru e Equador foram rebaixadas ao Americano II, sendo substituídas por Chile e Venezuela em 2017.

Após o encerramento do torneio, o capitão Fernando Roese analisou a participação brasileira: “Viemos com grandes chances, diria que éramos favoritos e fomos bem no nosso grupo nos dois primeiros confrontos. Tínhamos a Argentina, sabíamos que era um confronto parelho e não conseguimos render o esperado. Sentimos um pouco a pressão, o que dificultou bastante”.

“O mais difícil foi ter ido dormir sabendo que teríamos de jogar o terceiro e quarto lugares. Tem que valorizar essa nossa vitória no confronto contra o México, é uma equipe que vem sempre muito forte nos jogos da Fed Cup e a gente soube ganhar de 2 a 0. Jogamos bem, muito concentrados. Agora, é tentar projetar ações com as meninas ao longo do ano para voltar mais forte em 2017”, finalizou.

Além de Cé e Gonçalves, o time do Brasil da Fed Cup foi formado pelas tenistas Teliana Pereira, Beatriz Haddad Maia e a reserva Carolina Meligeni Alves. Já a comissão técnica teve além do capitão Roese, o técnico Renato Pereira, a preparadora física Renata Penha, a fisioterapeuta Claudia Tamachiro, o médico Gilbert Bang e o chefe da delegação Paulo Moriguti.

Da redação

Publicado em 10 de Fevereiro de 2016 às 11:46


Notícias Fed Cup Gabriela Cé Paula Gonçalves Teliana Pereira Bia Maia Carol Meligeni