Campeão

Bollettieri minimiza derrota de Nadal em Wimbledon e crê em sua volta por cima: "o tênis precisa dele"

Famoso treinador norte-americano já orientou vários campeões e aponta que Rafa teve atitude de vencedor ao evitar desculpa por revés em Londres


Divulgação

Treinador Nick Bollettieri acredita na volta por cima de Nadal após revés cedo em Wimbledon

Nick Bollettieri é um dos treinadores mais influentes do tênis mundial. Da sua academia, a "Nick Bollettieri Academy", em Bradenton, na Flórida, saíram grandes campeões como André Agassi, Pete Sampras, Jim Courier, Maria Sharapova, Tommy Haas, Kei Nishikori e a portuguesa Michelle Larcher de Brito, essa última que está viva ainda em Wimbledon após bater Sharapova ontem.

Aos 82 anos, Bollettieri segue viajando pelo circuito e está em Wimbledon (está observando a portuguesa Larcher de Brito) para a disputa do torneio que já teve grandes surpresas além da queda de Sharapova. O heptacampeão Roger Federer também disse adeus no dia de ontem e Rafael Nadal, bi em Londres, se despediu ainda na segunda-feira.

E mesmo com as críticas para cima do espanhol, Bollettieri disse ao diário AS que Rafa permanece, ainda assim, com uma atitude de campeão. "Vi como Nadal perdeu para [Steve] Darcis e a primeira coisa que digo é que Rafa voltou a demonstrar que é um campeão, pois se recusou a usar uma desculpa qualquer para diminuir o tamanho da derrota. Em nenhum momento, ele culpou o joelho ou sua condição física pela derrota", comentou o norte-americano.

Desde que havia voltado ao circuito após ficar mais de sete meses parado por conta de um problema crônico no joelho esquerdo, Nadal se concentrou em jogar a maioria dos torneios no saibro e apenas um no piso rápido. Antes de Wimbledon, não jogou nenhum evento preparatório, o que pode ter sido determinante para a falta de adaptação ao piso de grama.

Divulgação/Wimbledon

Espanhol não jogou nenhum torneio de preparação para Londres e se deu mal

"Também é difícil voltar a jogar em torneios sobre a grama sem ter competido no piso antes", avaliou Bollettieri. "É uma superfície difícil, requer adaptação e Nadal estava há uns dez anos sem jogar na grama antes de vir aqui", brincou o treinador, que ainda crê que o espanhol conquistará muitos títulos ainda em sua carreira.

"Não há dúvidas de que Nadal voltará a vencer e estará novamente por cima, ele já demonstrou ser capaz disso no último ano. Ele sabe que precisa se cuidar e tem tomado as decisões certas. O tênis precisa dele", concluiu Bollettieri.

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 27 de Junho de 2013 às 14:44


Notícias