Bloqueio de devolução de Roger Federer

Ninguém lida tão bem com um grande serviço como o tranquilo suíço


Ron C. Angle/TPL

Ombros

Em uma devolução como essa, você precisa de um bom giro de ombro, mas, ao mesmo tempo, não tem que entrar dentro do golpe como deveria fazer em uma batida em apoio aberto.
Este é um golpe de controle. Seus ombros devem se manter nivelados e de lado para que você consiga impedir que a cabeça da raquete balance quando um saque rápido acertar nas cordas.

Trajetória do golpe

Federer começa com a cabeça da raquete acima do ponto de contato, então ele pode ir descendo com ela através da bola para gerar um underspin.No contato, a cabeça da raquete está ligeiramente aberta e a bola estará exatamente no W (de Wilson) de suas cordas.
O seu braço direito está estendido e a sua empunhadura Continental está um pouco mais firme do que o usual. Em um saque forte, você precisa manter o controle de sua raquete a qualquer custo.

Cabeça

Chamo este de golpe de "sem espiada". O olho de Federer está na bola, e ele não olha em direção à rede até que a bola já esteja a caminho dela. Você não consegue ter um bom contato ao devolver um saque poderoso se não olhar a bola com muita atenção.

Braço que não bate na bola

Após trazer a raquete para trás com as duas mãos, Federer a solta com a mão esquerda e faz o swing com o braço esquerdo de volta para trás para criar força de sustentação ao golpe. Se seu braço esquerdo estiver mole durante o processo, sua aceleração fará com que seus ombros se desalinhem, arruinando o golpe.

Joelhos

Quando um saque pesado vem em sua direção, o que você faz? Abaixase. Isto soa contraintuitivo, mas, para controlar um saque forte, você precisa de uma base sólida. Federer não está apenas abaixando-se, está se fortificando para aguentar um impacto violento. É esta a razão pela qual os agachamentos, que trabalham as coxas e os glúteos, são os mais perfeitos exercícios extraquadra para o tênis.

Pés

No circuito profissional, você geralmente vê jogadas com apoios abertos e swings que impulsionam o jogador do chão, mas não em um golpe como este. Federer dá um passo para o lado e mantém o pé da frente quase que inteiro no chão; ele mantém o equilíbrio com os dedos do seu pé de trás. Federer não precisa gerar sua própria força nesta bola. Ao invés disso, ele absorve e redireciona a potência do golpe do adversário.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller SportsGroup LLC. Distributed by Tribune Services

Entenda o golpe de outros campeões...

+ Slice de forehand de Clijsters

+ O forehand deslizante de Cilic

+ O swing volley de Venus

+ Direitas poderosas de Robredo e Almagro

 

Lynne Rolley

Publicado em 28 de Setembro de 2009 às 08:49


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista