Até que enfim...

Bellucci confirma boa notícia e volta às quadras na próxima semana em Stuttgart

Paulista ficou mais de dois meses parado se recuperando de lesão abdominal e anunciou os demais compromissos até o US Open


Após mais de dois meses longe das quadras, o paulista Thomaz Bellucci marcará sua volta nos torneios do circuito profissional a partir da próxima segunda-feira com a disputa do ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha. O evento será disputado em quadras de saibro e será o primeiro desde que o canhoto desistiu das quartas de final do ATP 500 de Barcelona, no final de abril.

Bellucci de olho na bola em Gstaad

Na ocasião, Bellucci, hoje 46° do ranking, enfrentaria o alemão Philipp Kohlschreiber, porém fortes dores na região abdominal, sentidas na partida anterior contra o russo Dmitry Tursunov, influenciaram na decisão de parar a fim de se recuperar totalmente do problema. 

"No penúltimo ponto (contra Tursunov), bati uma direita e senti uma pontada forte. No dia seguinte, doía até respirar, e não pude jogar contra o Kohlschreiber", havia explicado Bellucci.

O número 1 do Brasil foi diagnosticado com uma lesão grau 1 da fascia do oblíquo externo esquerdo. O tratamento parecia não ter fim e, assim, Bellucci perdeu competições importantes em seu calendário como os Masters 1000 de Madri e Roma, além de Roland Garros e Wimbledon.

Por isso, Bellucci esqueceu um pouco o circuito para se concentrar na reabilitação com seguidas sessões de fisioterapia. "Está sendo um período de aprendizado e de avaliação. Meu foco passou a ser a recuperação 100%. Fora das quadras, minha rotina foi puxada, fisioterapia em dois períodos e mais um de preparo físico. Tudo isso só aumentou a minha motivação para voltar às quadras, sinto muita falta de jogar, por isto vibrei de alegria quando o médico me liberou", contou Thomaz.

O técnico Daniel Orsanic também acredita que o momento é de crescimento, de aprender com as adversidades e se fortalecer para a segunda metade do ano e que reserva grandes desafios ao pupilo, que somou a maioria dos pontos no ano passado a partir de julho. "O Thomaz estava jogando o seu melhor tênis em Barcelona, a lesão nos frustrou, mas a lição de casa tem sido feita todos os dias por ele e toda a equipe que o cerca. É um teste de paciência e confiança. Tenho a certeza de que o Thomaz retornará ainda mais forte e convicto do seu potencial, talvez mais feliz, valorizando muito o que significa sentir-se são e forte para jogar".

Em 2012, Bellucci começou a mostrar seu melhor tênis exatamente nesse mês, com os títulos de Braunschweig (Challenger) e do bicampeonato do ATP 250 de Gstaad, além das semifinais em Stuttgart. "Fiquei fora de torneios importantes, mas volto a jogar a temporada de saibro europeia, em torneios que fui muito bem no ano passado. Espero surpreender positivamente", afirmou o paulista, que deverá sair do top 50 no próximo ranking e corre risco de cair ainda mais caso não venha a repetir o bom desempenho de 12 meses atrás.

Depois de Stuttgart, Bellucci tem confirmada a presença no ATP 500 de Hamburgo e em Gstaad, onde também jogará Roger Federer esse ano, no ATP de Kitzbuhel, todos esses no piso lento. Em agosto, ele muda de superfície e joga os Masters 1000 de Montreal e Cincinnati, além do ATP de Winston-Salem, todos esse na quadra rápida e que servirão de preparação para o US Open, último Grand Slam do ano.

CALENDÁRIO DE BELLUCCI DAQUI PARA FRENTE:

ATP 500 de Hamburgo (Alemanha) - 15 de julho
ATP 250 de Gstaad (Suíça) - 23 de julho
ATP 250 de Kitzbuhel (Áustria) - 30 de julho
ATP Masters 1000 de Montreal (Canadá) - 5 de agosto
ATP Masters 1000 de Cincinnati (EUA) - 11 de agosto
ATP 250 de Winston Salem (EUA) - 18 de agosto
US Open (EUA) - 26 de agosto

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 4 de Julho de 2013 às 16:26


Notícias Bellucci lesão Wimbledon Roland Garros US Open Stuttgart paulista circuito Daniel Orsanic