Banana Bowl

Banana Bowl chega à 50ª edição como um dos maiores torneios de tênis juvenil do mundo

Elevado a torneio de Grade A, competição está entre as principais do planeta para os jovens


Foto: Divulgação

A contagem regressiva já começou para o mais tradicional torneio juvenil de tênis da América Latina, que começa daqui um mês. Em 2020, o Banana Bowl chega à histórica 50ª edição e ganha ainda mais peso ao se tornar um torneio de Grade A. A disputa será de 10 a 16 de fevereiro nas cidades de Criciúma (SC) e Rio de Janeiro (RJ).

Leia mais 

+ Nadal perde na simples mas se recupera nas duplas e leva Espanha as semifinais

+ Serena e Wozniacki seguem imbatíveis e estão na final em Auckland

Em homenagem à edição de número 50 do torneio, o Banana Bowl teve a pontuação elevada e será uma das principais competições do mundo em 2020, valendo a mesma pontuação que os quatro Grand Slams juvenis. Em 2019, além do Brasil, apenas Osaka (Japão), Orange Bowl (Estados Unidos), Milão (Itália), Cape Town (África do Sul) e Mérida (México) tiveram campeonatos deste nível.

Assim, a expectativa é pela presença dos principais jogadores juvenis do planeta nas quadras da Sociedade Recreativa Mampituba, onde serão realizadas as categorias 18 anos e Tennis Kids; e do Marina Barra Clube e do Novo Rio Country Clube, palco das disputas das categorias 12, 14 e 16 anos.

Realizado pela primeira vez em 1969, o Banana Bowl carrega décadas de tradição em revelar grandes nomes para o esporte. Ao longo dos anos, alguns dos que vieram a se tornar os principais atletas da modalidade passaram pelas quadras do torneio, como o norte-americano John McEnroe, o tcheco Ivan Lendl, a argentina Gabriela Sabatini, o austríaco Thomas Muster, os argentinos José Luis Clerc, Mariano Zabaleta, o francês Yannick Noah, a eslovaca Dominika Cibukova, a russa Svetlana Kuznetsova, a sérvia Ana Ivanovic e os brasileiros Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Andrea Vieira, Roberta Burzagli, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Thomaz Bellucci, Teliana Pereira e muitos outros.

As inscrições para a categoria 18 anos vão até 14 de janeiro por meio do site da ITF. Para as categorias 14 e 16 anos, o prazo é até 20 de janeiro por meio da Cosat. Na 12 anos, as inscrições vão até o dia 20 de janeiro pelo Sistema Tênis Integrado, por onde os atletas do Tennis Kids podem ser inscritos até 27 de janeiro.

Da redação

Publicado em 10 de Janeiro de 2020 às 19:45


Notícias Banana Bowl 50ª edição