ATP informa que não irá mais tolerar “possíveis entregadas” em jogos oficiais

Entidade emitiu uma carta aos tenistas adotando “Tolerância Zero”


A Associação dos Tenistas Profissionais, por meio do vice-presidente Gayle David Bradshaw, informou aos tenistas que a partir de agora a ATP adotou a prática da “Tolerância Zero”. A entidade máxima do tênis fechou o cerco e ficará mais atenta a possíveis “entregadas” de jogos, por parte dos atletas.

O comunicado foi divulgado e repassado em diversos torneios espalhados pelo mundo, através da equipe de comunicação e relacionamento da ATP perante aos atletas. A imagem acabou sendo “vazada” e a imprensa e os fãs do tênis puderam ter acesso à carta (conforme imagem ao lado).

A partir do US Open, supervisores dos torneios e até mesmo os árbitros de cadeira poderão usar do Código de Conduta para punir os atletas, na qual inclui multa ao tenista advertido. A ATP pede mais fair play aos jogadores.

Confira abaixo na íntegra o comunicado traduzido para o português:

A todos os jogadores,

Nos últimos meses vimos muitos casos, ou casos suspeitos, de que os jogadores não estão usando seus melhores esforços durante um jogo, como é exigido pelas regras. Eu me refiro ao Código de Conduta da ATP em violações, Todos os Esforços que estão em:

"Um jogador deve usar todos seus esforços durante o jogo quando está competindo em um torneio. Violar esta sessão sujeitará o jogador a uma multa de até US$ 10 mil por violação. Para o propósito desta regra, o supervisor e/ou o árbitro de cadeira têm a autoridade de penalizar o jogador de acordo com o 'Point Penalty Schedule (Programa de Penalização)".

Jogadores que não puderem dar seu melhor por diferentes razões, nenhum das quais podem ser justificadas. Algumas destas condutas são difíceis de confirmar enquanto outras são óbvias. Os supervisores foram instruídos a alertar e informar os árbitros de cadeira que a política é de "TOLERÂNCIA ZERO" serve para qualquer jogador que não está dando seu melhor durante um jogo. Sem o uso do "soft warning" (Advertência leve), desta forma, está determinado que o jogador que não 'der seu melhor' então o Código de Violação será emitido.

Este comportamento tem sido comum em nível Challenger, embora isso possa ocorrer em todos os níveis. A credibilidade da competição, e do nosso circuito, está em perigo quando jogadores abusam do privilégio de competir no circuito e esta conduta não poderá mais ser tolerada.

Atenciosamente,

Gayle David Bradshaw
Vice-Presidente Executivo, Regras e Competição"

Da redação

Publicado em 21 de Agosto de 2015 às 16:00


Notícias ATP Torneios Tenistas Atletas