Em vigor

ATP anuncia três novas regras para temporada de 2017

Mudanças abrangem desistência, classificação de duplas e special exempts


Com a temporada de 2016 encerrada e com a de 2017 batendo na porta, a Association of Tennis Professionals anunciou três mudanças que passarão a valer já a partir do próximo ano. Duas das atualizações no ATP RuleBook afetam os torneios de simples, enquanto a outra interfere diretamente na classificação das duplas para as competições. Entenda:

  • Os tenistas poderão desistir antes de entrar em quadra pela primeira rodada e ainda assim receberem a premiação correspondente, desde que as desistências não ocorram em semanas consecutivas e o atleta compareça à sede do torneio. A concessão desse “bônus” acontece, no máximo, duas vezes por ano para cada jogador. O objetivo é poupar o físico e evitar o agravamento de lesões. Além de aumentar as chances da entrada de lucky losers.

  • O special exempt será expandido. Dessa forma, os tenistas que alcançarem as semifinais de um torneio ATP 250 em uma semana e que precisariam, na próxima, disputar o qualifying de um ATP 500 poderão entrar direto na chave principal. Anteriormente, o SE valia apenas dentro de competições de igual categoria.

  • O posicionamento no ranking de simples deixará de valer como critério de desempate na classificação das duplas. Ou seja, em caso de igualdade no ranking de duplas para ingresso na chave de um torneio, a parceria que tiver o melhor colocado no ranking individual da modalidade será favorecida.

 

LEIA MAIS
Australian Open confirma três brasileiros na chave principal de 2017
Pela primeira vez na história, top 10 do ano é formado por tenistas de países diferentes

Da redação

Publicado em 15 de Dezembro de 2016 às 10:56


Notícias ATP Rulebook Regras 2017