Repercussão

Aposentada, Henin confessa "trapaça" e volta a irritar Serena após oito anos

Belga relembrou polêmica na semifinal de Roland Garros em 2003, quando virou jogo quase perdido diante da norte-americana


Clima na semi em Roland Garros 2003 ficou tenso entre Serena e Henin; oito anos depois, belga voltou a falar do assunto
Um dos lances mais polêmicos da história do tênis feminino ganhou grande repercussão nesta semana, quase oito anos depois do ocorrido na semifinal de Roland Garros. Após ter anunciado sua aposentadoria do esporte pela segunda vez, a belga Justine Henin decidiu contar à imprensa algumas revelações desagradáveis em sua memória e a partida contra Serena Williams no saibro de Paris foi o centro das atenções.

Em entrevista a um canal belga, a ex-número um do mundo admitiu ter agido de forma antidesportiva no jogo contra a norte-americana em 2003. Na ocasião, o lance aconteceu no terceiro e decisivo set, quando Serena liderava o set por 4/2 e sacava em 30/0, logo depois de um ponto em que Henin pediu a presença do árbitro de cadeira para conferir uma marca.

Campeão de sete Majors, Henin se aposentou pela segunda vez em 2011
Quando a mais nova das irmãs Williams lançou a bola para sacar, a belga levantou o braço mostrando que não estava pronta. Serena só viu o gesto da rival depois do serviço, que acabou ficando na rede. O juiz, não tendo visto o pedido da belga, mandou que a norte-americana executasse o segundo serviço. Então, Serena relatou que Henin havia levantado o braço, mas a belga calou-se e jamais admitiu ao árbitro.

Consciente da relativa "culpa no cartório", a tetracampeã do Aberto da França admitiu que deveria ter se comportado diferente na situação. "Talvez eu devesse ter levantado a mão, embora eu pense que aquilo não mudou a partida. Se eu tivesse achado que aquilo a incomodou muito, acho que eu teria reagido. Há muita tensão, agimos de acordo com nossos instintos, e é verdade que não é uma boa lembrança. Foi talvez uma maneira de fazê-la me respeitar. As irmãs Williams intimidam muito", declarou Henin.

A partir daquele momento, com a torcida a seu favor, a ex-tenista iniciou a reação que a levou ao triunfo, vencendo três games seguidos. Um jogo depois, viria seu primeiro título de Majors. Na época, Serena afirmou que a atitude da adversária não foi o fator que mudou a partida, mas mostrou-se decepcionada com a adversária. "Fiquei um pouco desapontada com ela. Não foi o ponto que virou a partida, eu deveria ter vencido o jogo, mas começar a mentir e inventar não é justo", disparou a norte-americana, vencedora de 13 Grand Slams.

Serena se irritou com situação em Roland Garros e demonstrou ironia pelo Twitter
Acuada, Henin meio que fugiu do assunto quando foi perguntada sobre a situação na entrevista coletiva após o jogo. "Eu não estava pronta para começar o ponto. O árbitro de cadeira está lá para lidar com esse tipo de situação. Só tentei seguir concentrada em mim e esquecer de todo o resto. Não tive discussão com o árbitro. Ele não me perguntou nada. Estou confortável com o que aconteceu", afirmou.

Ao saber da confissão de culpa da algoz, Serena respondeu de forma breve e irônica em sua página no Twitter. "Continuo ouvindo sobre uma confissão de alguém me trapaceando e mentindo depois do Aberto de França. Ela realmente confessou?". A atual número um do mundo e assídua usuária do microblog, Caroline Wozniacki, respondeu à mensagem da norte-americana com uma simples gargalhada: "hahaha".

Polêmicas à parte, Serena e Henin protagonizaram um dos grandes duelos da primeira década dos anos 2000, com 14 confrontos sempre equilibrados. Pequena vantagem para Serena, que conquistou a oitava e última vitória na decisão do Aberto da Austrália do ano passado. Mesmo com "nervos à flor da pele", as duas sempre serão lembradas como parte da rica história do tênis entre as mulheres e o esporte perderá muito com a saída de Henin, caso ela não queira voltar novamente!

Mesmo com toda a polêmica, Serena e Henin sempre realizaram grandes partidas e são consideradas uma das melhores da história

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Com visual retrô, Sharapova aparece de calcinha em ensaio para revista russa

+ Musa e número um, Wozniacki rebate críticas e cutuca colegas e jornalistas

+ Ivanovic aproveita "folga" e tenta passar sucesso das quadras para a cozinha

+ Na semi da Fed Cup, Rússia anuncia duelo contra Itália em ginásio de hóquei no gelo

+ Solteiras, Ivanovic e Wozniacki dão dicas a marmanjos no Valentine's Day

ESPECIAL: As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos (Confira!)

Da redação

Publicado em 25 de Fevereiro de 2011 às 14:01


Notícias