Vai, Bellucci!

Após vitória na raça, Bellucci já garante número 1 do Brasil após o Rio Open

Paulista precisou de 2h30 para bater Santiago Giraldo na estreia de ATP 500 carioca e agora é o nosso único representante vivo em simples


Rio de Janeiro (Brasil) - Foi um dia difícil para o Brasil, mas o público carioca, ao menos, pôde ver um tenista brasileiro de simples vivo para a próxima fase do Rio Open. Depois de derrotas de Laura Pigossi, Beatriz Haddad Maia, João Souza e Guilherme Clezar, Thomaz Bellucci uma vitória complicada contra o sempre perigoso Santiago Giraldo, que ainda assim lidera o retrospecto em torneios maiores.

Bellucci precisou ter sangue frio para virar o jogo de estreia no Rio Open ontem à noite

O triunfo com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, em quase 2h30 de jogo, foi muito importante por várias razões a Bellucci. Primeiro que os 45 pontos que ganha pela campanha de oitavas já são suficientes para ultrapassar Feijão no ranking e voltar a ser número 1 do Brasil no ranking de simples. De número 130 do ranking, Thomaz deve entrar entre os 120 melhores com o resultado. E o segundo motivo vem mais pelo poder de recuperação que demonstrou ao longo do jogo.

No primeiro set, Bellucci errou demais e permitiu que o colombiano pulasse na frente, mesmo panorama no começo da segunda parcial, quando Giraldo teve um quebra de vantagem. Porém o paulista soube bem aproveitar a energia da torcida, que o apoiou bastante na quadra central do Jockey Club Brasileiro.

"Acabei cometendo muitos erros no primeiro set, mas sabia desde o início que se conseguisse entrar no jogo, poderia vencer. Jogar em casa é muito diferente, o apoio da torcida me motiva a jogar meu melhor tênis e isso me ajudou a ganhar hoje. Foi uma emoção muito grande no final, essa vitória significa muito para mim", disse Bellucci, que chegou a chorar em entrevista após o jogo para o Sportv.

Por vaga nas quartas de final do Rio Open, Bellucci encara o vencedor do jogo entre os argentinos Juan Monaco, cabeça 4, e Horacio Zeballos. Além do canhoto, o Brasil ainda conta com Teliana Pereira e Paula Gonçalves, que estreiam hoje em simples, Bruno Soares e Marcelo Melo nas duplas, jogando com parceiros diferentes.

Confira os resultados dos brasileiros nessa segunda-feira no Rio Open:

Feminino - Simples

Silvia-Soler Espinosa (ESP) d. Laura Pigossi (BRA) 6/0 e 6/1

Katarzyna Piter (POL) d. Beatriz Haddad Maia (BRA) 6/3 e 6/3

Masculino - Simples

Thomaz Bellucci (BRA) d. Santiago Giraldo (COL) 3/6, 6/4 e 6/3

Facundo Bagnis (ARG) d. João Souza (BRA) 7/5, 2/6 e 6/2

Federico Delbonis (ARG) d. Guilherme Clezar (BRA) 6/1 e 6/1

Masculino - Duplas

Alexander Peya (AUT)/ Bruno Soares (BRA) d. Juan Monaco (ARG)/ André Sá (BRA) 6/2, 3/6 e 10/3

Da redação

Publicado em 18 de Fevereiro de 2014 às 10:31


Notícias Thomaz Bellucci Brasil número 1 Rio Open vitória raça choro ranking