Aprendiz

Após susto contra "fã", Federer admite surpresa com saibro mais lento em Roland Garros

Suíço passou por belga neste domingo e alcançou pela 32ª vez seguida as quartas de um Grand Slam; próximo rival será Del Potro ou Berdych


© FFT
Federer precisou de quatro sets para superar Goffin, reconhecido fã, em Paris
Quando perdeu o primeiro set para o belga David Goffin por 7/5 neste domingo, Roger Federer confessou que teve um "flashback" de 1999 - ali mesmo em Paris, o suíço (com convite) disputava seu primeiro torneio Grand Slam e vencera o primeiro set contra o australiano Patrick Rafter pelo mesmo placar. Assim, como aconteceu há 13 anos, o favorito virou e triunfou por quatro sets. Na ocasião, o tenista da Basileia lamentou. Hoje, ele comemorou sua vaga nas quartas de final pela 32ª vez seguida em um torneio deste porte.

Até meados do segundo set, Federer levou uma surpresa do lucky loser de 21 anos, que entrou na chave em Paris graças ao abandono do francês Gael Monfils. Após perder a primeira parcial, o ex-número 1 do mundo se viu em uma dura situação de 4/5 e 30 iguais, porém erros de Goffin deram a vitória e a volta da confiança para Federer na parcial e para a sequência da partida.

Após o último ponto, os dois jogadores se cumprimentaram na rede e participaram de uma entrevista simultânea ainda na quadra Suzanne Lenglen, a segunda mais importante do complexo. Federer rasgou elogios ao potencial do adversário (reconhecido fã do suíço) e admitiu que sofreu por não saber muito sobre seu estilo.

© FFT
Suíço alcançou marca de 32 quartas de final consecutivas em torneios Grand Slam
"Eu acho que ele [Goffin] jogou muito bem. Ele se movimenta muito bem e se apoia no seu jogo de fundo da quadra, tem um grande potencial, a maneira de ler o jogo. É difícil entrar em quadra e não saber exatamente qual o padrão de jogo do meu adversário, o modo que ele saca, mas ele me impressionou e fico feliz de ter vencido o jogo", declarou o campeão de Roland Garros em 2009.

Para uma vaga nas semifinais em Paris, Federer enfrenta o vencedor do jogo entre o argentino Juan Martin Del Potro e o tcheco Tomas Berdych. O suíço, todavia, revela que está preocupado com o saibro pesado da capital francesa, considerado bem diferente dos anos anteriores.

"Sinto que as condições estão lentas, não tão rápidas como nos anos passados. É uma situação que estou aprendendo a me acostumar, não acredito que estou dizendo após quatro rodadas. Joguei em superfícies velozes nos últimos meses, como Madri e sessões noturnas em Roma. Estou jogando de forma diferente e estou feliz de estar vivo no torneio para poder me adaptar melhor para frente", concluiu o número 3 do mundo.

Confira mais notícias sobre Roland Garros...

Lisonjeado, Federer fica feliz em saber que é ídolo de seu próximo rival em Roland Garros

Djokovic fica aliviado por ter acabado com jogo antes do escurecer em Roland Garros

Melo e Soares têm dia bom em Paris, aproximam-se das Olimpíadas e pedem mais visibilidade nas duplas

"Ainda não acredito que venci", declara Murray após sofrer com dores na vitória em Roland Garros

Federer evita pensar em favoritismo e cita derrota para Guga em Roland Garros como lição

Sharapova quer acabar com rótulo de "vaca no gelo" e reconhece que tem chances de vencer Roland Garros em 2012

Após estreia em Roland GarrosRogerinho prevê: "Falta pouco para entrar no top 100"

Bellucci se diz decepcionado com temporada e já descarta jogar as Olimpíadas de Londres

Frustrado, Feijão lamenta "presente de grego" no dia do aniversário em Roland Garros

ESPECIAL:Roland Garros- Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, começo da primavera, todas as atenções se voltam para um local próximo ao Bois de Boulogne; e não é para ver a exuberância dos parques parisienses(Confira!)

Matheus Martins Fontes, Enviado Especial A Paris

Publicado em 3 de Junho de 2012 às 12:06


Notícias