Vai ou Racha

Após sábado frustrante, Brasil tenta virada contra a Suíça nos Playoffs da Fed Cup

Com o placar desfavorável de 0x2, meninas brasileiras precisam vencer os três jogos deste domingo em Catanduva para disputar o Grupo Mundial II em 2015


Por Matheus Martins Fontes, de Catanduva*

Catanduva (Brasil) – Foi realmente doloroso acompanhar as entrevistas de Teliana Pereira e Paula Gonçalves no último sábado após os primeiros jogos da série contra a Suíça pelos Playoffs do Grupo Mundial II da Fed Cup. O placar desfavorável de 2 a 0 para as europeias em Catanduva complicou bastante a situação do país para disputar a segunda divisão do torneio em 2015.

Teliana não escondeu o choro após a derrota no primeiro jogo da série contra a Suíça

Primeiro, Teliana, número 1 do Brasil e 91a do ranking WTA, não conseguiu fazer frente a Timea Bacsinszky e, mesmo após bom começo de jogo, sofreu demais com os erros, principalmente no seu serviço, e caiu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.

A pernambucana não escondeu o choro derramado momentos depois do fim do jogo e expressou toda a frustração na coletiva: “Nada funcionou hoje [ontem], não sei o que aconteceu. Ontem estava jogando bem no treino, mas foi completamente diferente na hora. Estou bastante decepcionada", disse. "Você vê toda aquela gente lá torcendo. Eu precisava me entregar em quadra, mas não consegui", completou Teliana.

Paula Gonçalves não conseguiu frear o ritmo de Belinda Bencic no segundo jogo

A top 100 brasileira teve que engolir na marra o sofrimento do revés para torcer por Paula Gonçalves em seguida contra Belinda Bencic, número 1 da Suíça na série. E mesmo com bom início, assim como Teliana, Paulinha não aguentou o ritmo da rival e sucumbiu pelos mesmos 6/3 e 6/3.

A jogadora orientada por Carlos Kirmayr conheceu sua primeira derrota na Fed Cup e admitiu que faltou ser mais regular da base nos momentos decisivos. "Senti um pouco de nervosismo no começo, talvez porque nunca tinha jogado à frente de tantas pessoas em casa. Até me surpreendi porque estava jogando muito bem, mas depois permiti que ela [Bencic] se soltasse e ficasse mais confortável em quadra. Ela sacou muito bem, então não tive muitas chances no serviço dela. Faltou colocar mais bolas do outro lado da quadra", explicou Paula, que também se emocionou momentos antes de falar com a imprensa.

Carla Tiene, capitã do Brasil na Fed Cup, acredita que o lado emocional foi determinante para o dia negativo. "Hoje, as meninas perderam o jogo no emocional, elas realmente sentiram uma tensão natural de uma Fed Cup, de primeiro jogo, e não conseguiram se soltar", afirmou.

Bencic: "Consistência foi definitivamente a chave para vencer"

Por outro lado, Bencic exaltou a consistência como o fator primordial para confirmar a vantagem suíça diante de Paula: “Minha consistência foi definitivamente a chave para vencer. Tentei não fazer nada especial, apenas manter a bola em quadra e ser agressiva”, analisou a jovem de 17 anos.

BOLA PARA FRENTE

Agora, o Brasil não pode mais perder se ainda aspira à vitória. Neste domingo, Teliana Pereira abre as ações às 13h (horário de Brasília) contra Bencic. Logo em seguida, Paula Gonçalves enfrenta Bacsinszky, e se houver necessidade, Paula e Teliana encaram a parceria de Viktorija Golubic e Amra Sadikovic no jogo de duplas. As partidas terão transmissão do canal SPORTV.

A capitã do time brasileiro, Carla Tiene afirma que as suas comandadas continuam acreditando em uma possível reviravolta: “Eu já conversei no vestiário com cada uma para aproveitar o momento independente de ganhar ou perder. Enquanto tivermos 1% de chance, continuaremos lutando. Mas acho que o principal fator é se sentir bem, é isso o que a gente quer ver delas. Elas têm muito mais para mostrar do que fizeram hoje [ontem]”, concluiu.

Da redação

Publicado em 20 de Abril de 2014 às 11:09


Notícias Brasil Suíça derrotas Teliana Pereira Paula Gonçalves Catanduva Fed Cup