Caminho
Paulista furou a fase classificatória em Melbourne e fará sua sexta participação na chave principal. Rival na primeira rodada é Julian Reister, 87o do mundo
Melbourne (Austrália) - Pela sexta vez consecutiva, Thomaz Bellucci disputará a chave principal do Australian Open. Mesmo que em 2014 a vaga não tenha vindo diretamente, o paulista de Tietê furou o qualifying após três vitórias. Na madrugada desse sábado, o atual número 125 do ranking derrotou o japonês Taro Daniel por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2.
Bellucci venceu três partidas para avançar à chave principal do Australian Open, em Melbourne
Para furar o qualifying em Melbourne, Bellucci tinha vencido antes o francês Maxime Teixeira, por 6/4 e 6/0, e na segunda rodada, derrotou o austríaco Martin Fischer por 4/6, 6/3 e 10/8.
Pela última rodada do quali, o canhoto de Tietê já começou impondo seu ritmo, conseguindo a primeira quebra. No entanto, o asiático reagiu e igualou as ações em 4/4. Com o set caminhando para o final, Bellucci novamente derrubou o serviço de Daniel até fechar a parcial em 7/5.
A partir do segundo set, o brasileiro deslanchou, quebrou o saque do adversário duas vezes para fechar o set em 6/2 e carimbou passagem para a chave principal. "A princípio, foi um jogo bem duro. Acabei perdendo algumas chances de fechar o primeiro set antes. No segundo, joguei melhor, consegui impor mais meu ritmo e ele sentiu", afirmou Bellucci por meio de sua assessoria de imprensa.
Após um 2013 aquém das expectativas, com muitos problemas de lesão, Bellucci não se abalou por ter que voltar a disputar um qualifying de Grand Slam. Pelo contrário, ele acredita que o caminho duro pela fase prévia em Melbourne o traz confiança para a chave principal. "Estou muito feliz de ter passado o qualifying. Foram três vitórias importantes, principalmente por ser início de temporada que, com certeza, vão me dar ritmo e confiança para a chave", completou.
Após o sorteio dos 16 jogadores que avançaram à fase principal, Bellucci conheceu seu rival - o alemão Julian Reister, número 87 do ranking mundial, e que é mais acostumado a jogar torneios de nível Challenger. Em 2014, o germânico de 27 anos só jogou uma partida oficial e perdeu logo na estreia do ATP 250 de Chennai, na Índia.
Bellucci confessa que conhece pouco do adversário, mas o foco é fazer o seu jogo e não se preocupar com o que virá do outro lado da rede. "Agora começa um novo torneio, com jogos em melhor de cinco sets. Estou bastante motivado para seguir avançando aqui na Austrália", disse.
Veja a chave atualizada de Bellucci no Australian Open 2014:
"Não o conheço. Então é entrar em quadra e tentar impor meu ritmo desde o início da partida", finalizou o paulista. Se avançar à segunda fase em Melbourne, o que é seu melhor resultado (em 2010, 2011 e 2012), Bellucci deve encarar o francês Jo-Wilfried Tsonga, cabeça de chave 10. Em dois confrontos, o pupilo de Pato Clavet perdeu ambos, no ATP de Winston-Salem e nas Olimpíadas de Londres, ambos em 2012.
Dessa forma, o Brasil tem cinco representantes garantidos para o primeiro Grand Slam do ano - Bellucci em simples masculino, Teliana Pereira em simples feminino (Veja a chave da número 1 do País em Melbourne!), e Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá nas duplas.
Publicado em 11 de Janeiro de 2014 às 11:39