Que zica!

Após pior desempenho no US Open, Federer lamenta: "perdi para mim mesmo"

Suíço perdeu primeiro jogo na carreira para o espanhol Tommy Robredo e amargou a eliminação mais precoce em Nova York desde 2000


Nova York (Estados Unidos) - O mau tempo que caiu sobre Nova York e atrasou toda a programação era um sinal de que a segunda-feira não seria nada fácil para Roger Federer nas oitavas de final do US Open. E mesmo vindo de três vitórias convincentes e diante de um adversário que tinha perdido os 10 jogos anteriores, a expectativa é que o número 7 do ranking confirmasse o favoritismo sobre o espanhol Tommy Robredo. Doce ilusão.

Em nova atuação decepcionante na temporada, desperdiçando incríveis 14 break points (só converteu dois de 16 chances de quebras na partida), Federer foi batido por Robredo em sets diretos, com parciais de 7/6(3), 6/3 e 6/4, em 2h24m.

A campanha representou a pior participação do suíço no US Open desde o ano 2000, sua estreia na chave - foi eliminado na terceira rodada. Na coletiva pós-jogo, o tenista de 32 anos, pentacampeão em Nova York, lamentou a quantidade de erros não forçados no jogo, que chegou na casa dos 43, contra 26 do espanhol.

"Sinto que perdi para mim mesmo, sem tirar qualquer crédito de Tommy [Robredo]", disse o suíço. "Claramente ele foi se certificando de colocar o maior número de bolas em quadra. Dependia de mim em fazer a diferença, e não consegui hoje. O que aconteceu foi que me autodestruí, o que é muito decepcionante, principalmente numa quadra mais rápida. Foi uma performance frustrante hoje", avaliou Federer, que termina uma temporada sem chegar a uma final de Grand Slam pela primeira vez desde 2002. 

O revés surpreendente evita qualquer possibilidade de um encontro entre Rafael Nadal e Federer nas quartas de final em Nova York, mas o próprio suíço admitiu que não chegaria muito longe na competição com tal desempenho. "Se estou jogando assim, não vou ganhar de Rafa, nem de Kohlshreiber [rival de Nadal hoje]. Eu estava lutando com outras coisas no meu jogo hoje. Não dava para pensar muito além disso da maneira com o que estava jogando", enfatizou o campeão de 17 Grand Slams.

Se Federer vencesse o jogo nessa segunda-feira, teria empatado com o americano Jimmy Connors com a incrível marca de 41 quartas de finais em Grand Slams na carreira. A façanha agora poderá ocorrer no ano que vem durante o Aberto da Austrália em janeiro. 

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 2 de Setembro de 2013 às 22:43


Notícias Roger Federer eliminação precoce US Open participação Tommy Robredo performance