ATP

Aos 37 anos, David Ferrer encerra carreira brilhante no Masters 1000 de Madri

Espanhol conquistou 27 títulos de ATP e foi número 3 do mundo


Reprodução Twitter/Barcelona Open

Os últimos anos do tênis foram marcados pela hegemonia do quarteto composto por Roger FedererRafael NadalNovak Djokovic Andy Murray. Os três primeiros, por exemplo, somam 52 Slams juntos. Mas durante este período um espanhol em particular chamou a atenção pelo espírito guerreiro e pela grande capacidade física e mental: David Ferrer.

Nascido em Javea, ele não foi o mais técnico jogador de sua geração, mas sempre esteve perto do topo. Chegou a ser número 3 do mundo, conquistou 27 títulos de ATP e agora, aos 37 anos, encerrará sua carreira no Masters 1000 de Madri, na próxima semana.

Leia mais:

Nadal e Djokovic chegam a Madri e se encontram durante treino; confira vídeo

Masters de Madri 2019: Saiba como assistir ao vivo na TV e na internet

Ferrer fez parte da forte geração espanhola, encabeçada por Nadal, mas que contou também com nomes como Fernando VerdascoFeliciano LopezNicolas Almagro, entre outros. Em números gerais, porém, a carreira de David só não supera a de Rafael.

Superando todas as dificuldades por não ser tão alto (1,75m) para os padrões atuais do tênis, Ferrer alcançou, em 2013, já na casa dos 30 anos, o posto de número 3 do mundo, sua melhor marca. Nesta mesma temporada, fez sua maior campanha em um Slam: final de Roland Garros, perdendo para Nadal.

Confira os melhores ralis do duelo Ferrer x Nadal, que teve 32 jogos:

Entre 2010 e 2015, o espanhol conquistou pelo menos um ATP em todas as temporadas. Em 2012, alcançou a incrível marca de 7 títulos, incluindo seu troféu de maior peso, no Masters 1000 de Paris. Curiosamente, a maior taça de Ferrer veio na quadra dura, e não no saibro, seu principal piso.

Ao longo da carreira, foram 27 conquistas, incluindo uma no Brasil, o Rio Open de 2015. A primeira aconteceu no já longínquo 2002, quando ainda garoto venceu o ATP de Bucareste. O último título veio em 2017, no 250 de Bastad. Em um momento no qual já sabia que não vivia mais o auge, David se emocionou muito com a vitória na Suécia.

Pela forte seleção espanhola, o atual número 144 do mundo foi campeão da Davis em 2008, 2009 e 2011, anos em que participou das finais, contra Argentina (duas vezes) e República Tcheca. Em 2018, na última edição da competição em seu formato tradicional, Ferrer ganhou partida épica contra Philipp Kohlschreiber, dando vitória à Espanha contra a Alemanha.

Confira homenagem a Ferrer em Buenos Aires, em fevereiro:

Seu espírito em quadra e postura fora dela renderam diversos elogios e homenagens ao tenista após o anúncio de sua aposentadoria. "David é um dos grandes da história deste torneio. Entendemos a decisão dele. Mas ele é um jogador que poderia seguir no circuito pelo nível de tênis que ele ainda mostra", destacou Nadal após o duelo entre eles na semana passada, em Barcelona.

Perguntado, já em Madri, sobre quem seria seu rival ideal para uma despedida, Ferrer foi enfático: "Eu diria Roger Federer, é um tenista do qual nunca consegui ganhar. Acabar contra um dos maiores da história seria incrível. Mas sinceramente, é um torneio em que estão os melhores, então acabe contra quem acabar, será um momento bonito e especial para mim".

Confira a lista dos 27 títulos de David Ferrer no circuito ATP:

2002 - Bucareste

2006 - Stuttgart

2007 - Auckland, Bastad e Tóquio

2008 - Hertogenbosch e Valencia

2010 - Acapulco e Valencia

2011 - Auckland e Acapulco

2012 - Auckland, Buenos Aires, Acapulco, Hertogenbosch, Bastad, Valencia e Paris

2013 - Auckland e Buenos Aires

2014 - Buenos Aires

2015 - Doha, Rio de Janeiro, Acapulco, Kuala Lumpur e Viena

2017 - Bastad

Da redação

Publicado em 3 de Maio de 2019 às 10:00


Notícias David Ferrer Masters 1000 de Madri David Ferrer aposentadoria