Brasil

Aos 32 anos de idade, Teliana Pereira anuncia sua aposentadoria do tênis


Foto: Arquivo

Teliana Pereira se despede das quadras

Brasileira venceu 2 WTAs e chegou a ser 43ª colocada no ranking mundial. A tenista brasileira Teliana Pereira, anunciou nesta segunda-feira a sua despedida das quadras do circuito mundial. Terceira tenista mais bem ranqueada do país, atrás apenas de Maria Esther Bueno e Niege Dias, tendo alcançado a 43a colocação, vencido dois torneios WTA e representado o Brasil nos Jogos Olímpicos, ela vai agora trilhar outros caminhos.

Natural do município de Águas Belas, no sertão pernambucano, Teliana, nascida em 20/07/1988, migrou para o Paraná ainda criança. Iniciou a carreira profissional em 2005, depois de ótimas atuações como juvenil, e em 2007 deu um pulo na carreira, conquistando a medalha de Bronze no Pan do Rio, ao lado de Joana Cortez, nas duplas. Sofreu com diversas lesões, mas nunca desistiu.

Em 2013, se tornou a primeira brasileira a alcançar a semifinal de um WTA - em Bogotá - desde 1989. Ainda naquele ano, se tornou a primeira tenista do Brasil a chegar no top 100 da WTA, desde 1990. Dentro do top 100, em 2014, Teliana conseguiu disputar, pela primeira vez na carreira, todos os Grand Slams na chave principal, chegou a ganhar uma rodada em Roland Garros. Em 2015 quebrou um jejum de 27 anos do Brasil ao conquistar o primeiro título da carreira no WTA de Bogotá, em abril. Em agosto conquistou o segundo trofeu de WTA, em Florianópolis e entrou para o top 50 - 43a. -pela primeira vez, se tornando a 3a. tenista mais bem classificada da história no Brasil, atrás apenas de Maria Esther Bueno e Niege Dias.

“O processo para tomar essa decisão levou um tempo. Eu fui amadurecendo a ideia em um período mais ou menos de um ano.Comecei a realmente pensar nisso que cada dia era mais difícil viajar, pegar avião, levantar para treinar. Eu percebi que já não era tanto mais a prioridade. Foi aí que pensar em parar de jogar,” contou Teliana.

“É difícil, mas quando eu tomei a decisão eu estava muito certa do que queria. Eu estou muito feliz com a decisão tomada. É uma fase da minha vida que encerra. Eu tenho muito orgulho de tudo que fiz, das pessoas que estavam ao meu lado e que me ajudaram bastante. Estou muito satisfeita com a minha carreira. Fui muito além do que imaginava, com dois títulos de WTA e sempre superando as minhas expectativas. Estou ansiosa para fazer coisas diferentes, iniciar algo novo. Ainda não sei o que vai ser. Estou curtindo esse momento para ter ideias, estou refletindo bastante, relembrando momentos bons e os mais difíceis que foram de muito aprendizado. Levou um tempo, mas a partir do momento que tomei a decisão final, me deu muito alegria por tudo o que eu já fiz.”

Da redação

Publicado em 28 de Setembro de 2020 às 13:21


Notícias Teliana Pereira Aposentadoria Teliana Pereira aposentou