Tempo é aliado

Aos 23, Nadal supera média de títulos de Federer

Espanhol já conta com 37 troféus na carreira, contra 28 de Federer com a mesma idade



Nadal comemora troféu de Wimbledon, conquistado em 2008

Rafael Nadal pode nunca conquistar 16 Grand Slams, como fez Federer, o maior campeão nesta categoria de torneios em todos os tempos. Ainda assim, o espanhol, campeão do Masters 1000 de Miami, supera o suíço em alguns quesitos.

Aos 23 anos, 10 meses e 16 dias de vida, Nadal conta com 37 títulos de ATP em sua bagagem. Federer, hoje com 28 anos e 62 troféus, só atingiu tal marca em março de 2006, aos 24 anos e meio. Com a idade que Nadal tem hoje, Federer tinha 28 conquistas.

MAIS: Siga a Revista TÊNIS, agora no Twitter!

Com o título, o primeiro de Nadal após um jejum de quase um ano, o espanhol mantém-se a frente no que diz respeito a número de troféus. Precoce, Nadal conquistou seu primeiro título em 2004, quando completou 18 anos, ao passo que Federer amealhou seu primeiro troféu em 2001, aos 19.

Os torneios em que a vantagem de Nadal é maior são justamente os Masters 1000, os segundos em ordem de importância. Com o título em deste domingo, mesmo sendo quase cinco anos mais novo, Nadal igualou Federer, com 17 conquistas, e se colocou a um troféu de Andre Agassi, o maior vencedor nesta categoria, com 18. Na idade de Nadal, Federer havia conquistado 7 destes torneios, 10 a menos que Nadal.

Onde a vantagem de Nadal é menor, mas existe mesmo assim, é nos Grand Slams. Federer, que hoje tem 16 dos torneios mais importantes do tênis na idade de Nadal tinha 4, contra 6 do atual número 3 do mundo. Em favor de Federer, deve-se dizer que sua grande fase, iniciada em 2004 tinha recém começado, o que torna, apesar da precocidade e dos números de Nadal, improvável que o espanhol supere o suíço em termos de títulos de Grand Slam.

ESPECIAL: Número um dourado - Após longa espera, Nadal assumia a ponta do ranking, com todos os méritos. O ouro em Pequim é a "cereja do bolo". (Confira!)

Da redação

Publicado em 19 de Abril de 2010 às 08:31


Notícias Rafael Nadal supera Roger Federer