Passagem Comprada

Antes de queda no ranking, Bellucci garante vaga direta e será único brasileiro no US Open

Paulista fará sua sexta participação em Nova York e tentará melhor resultado do que a segunda rodada. Djokovic, Murray, Ferrer e Nadal serão os quatro principais favoritos


Thomaz Bellucci será o único representante do Brasil na chave principal do US Open, último Grand Slam do ano e que começa no final de agosto em Nova York. A lista oficial dos garantidos em Flushing Meadows foi divulgada nessa quinta-feira, e os 102 primeiros do ranking da ATP estarão no quadro, incluindo na conta o uruguaio Pablo Cuevas e o estoniano Jurgen Zopp, ambos que utilizaram o ranking protegido (já que ficaram mais de seis meses afastado por lesão).

Bellucci fará sua sexta participação na chave do US Open, sendo que alcançou a segunda rodada em três ocasiões - 2008, 2009 e 2010. Nas últimas duas atuações, o número 1 do País amargou reveses logo na estreia. A confirmação da vaga é um alívio para o paulista, já que é esperado uma queda acentuada no ranking da próxima semana, chegando, incluvive, a sair do top 100.

Rogério Dutra Silva e João Souza, o Feijão, jogarão a fase qualificatória uma semana antes e o gaúcho André Ghem está na lista dos alternates com ótimas possibilidades de entrar na disputa.

Atual campeão em Nova York e recém-vencedor de Wimbledon, o britânico Andy Murray deverá ser o segundo pré-classificado, atrás apenas de Djokovic, que levantou a taça em 2011.Rogerinho lembra bem do torneio já que, nos últimos dois anos, chegou à segunda rodada. Em 2012, o brasileiro parou apenas em Novak Djokovic no Arthur Ashe Stadium.

Rafael Nadal, vencedor há três anos, deverá ser o cabeça 4 (atrás também de David Ferrer) e, finalmente, Roger Federer buscará o heptacampeonato (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008), mesmo como quinto favorito e com uma temporada, até aqui, muito inferior do que está acostumado a alcançar. 

E se o Brasil vai depositar, provavelmente, todas as fichas em Bellucci e outros poucos que possam disputar as simples, nas duplas o cenário é outro. Bruno Soares e Marcelo Melo deverão formar com seus respectivos parceiros (Alexander Peya e Ivan Dodig) duas parcerias candidatas ao título.

Quem também deve marcar presença em Flushing Meadows são André Sá e Marcelo Demoliner, que jogaram juntos em Wimbledon.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 18 de Julho de 2013 às 15:43


Notícias Thomaz Bellucci US Open participação Roger Federer Novak Djokovic Andy Murray brasileiros