A bola é sua

Críticas, sugestões, dúvidas. Mande para cá que a gente resolve. Fale direto com o nosso editor pelo e-mail: a.grizzo@revistatenis.com.br


GRITO
Sensacional o bom-humor da torcida no Masters feminino. Eles não quiseram saber da polêmica dos gritos estridentes das tenistas (que eu acho pavoroso e acho, sim, que deveria ter uma regra para coibir essa coisa feia que é ficar se esgoelando na quadra) e levaram cartazes sensacionais. Aquele dizendo "Azarenka scream for us" foi ótimo. Genial. O "Azarenka eat Petra" também é ótimo. Mas, no fim, foi a Petra que "comeu" a Azarenka. Como joga essa menina tcheca, hein? Alta, só bagaçada do fundo da quadra. Impressionante. Ainda falta desenvolver algumas coisas no jogo dela, mas os fundamentos são excelentes. Com aquele saque e aquele forehand, vai ser difícil parar. Seria uma nova Serena? Um novo estilo? Acho que em 2012 ela vai arrasar.

Isabela Cardoso

EQUIVALÊNCIA DE RAQUETES?
Gostaria de compartilhar com vocês uma dúvida técnica. Há um bom tempo tenho uma raquete Head, aquela Ti.Radical que o Agassi usava. Mas, como eu a comprei já usada, nunca comprei a segunda para completar o par e, sim, optei por outros modelos. Hoje jogo com a Head Flexpoint Prestige Mid Plus, mas, como já estou com os meus 35 anos, estou achando que ela está começando a ficar pesada para mim... Gostaria de saber qual modelo atual mais se assemelha com as características da Ti.Radical, com um peso de até 300 gramas aproximadamente.

Rodrigo Carvalho Paciullo

Olá, Rodrigo, já que você está acostumado com Head, pergunto: já testou a Youtek Radical MP? Ela tem pouco menos de 300 gramas. É uma raquete muito boa. No começo, nas primeiras trocas de bola, ela pode parecer que vai fazer a bola voar longe, mas, depois, você percebe que o controle é ótimo. Das raquetes desse estilo, é uma das que têm melhor controle, junto com a Babolat do Nadal - Aero Pro Drive - que sinceramente não recomendamos para quem está acostumado a jogar com Head. Se você quiser variar de marca, tente provar a Dunlop 4D 3Hundred. Também é uma ótima raquete e mais parecida com a Head.

ALONGAMENTO
Tenho 50 anos e jogo cerca de cinco vezes por semana. Teve uma época que me alongava sempre antes de jogar e isso não evitava depois as dores. Ouvi falar exatamente o que foi escrito na matéria publicada nesta revista sobre os problemas que se poderiam ter em alongar e depois jogar com os músculos relaxados. Então, parei. Por coincidência, as dores diminuíram. Com o passar do tempo, elas voltaram e senti os músculos um pouco tensos. Então decidi voltar a alongar, só que optei por ir e voltar de bicicleta para o clube (vantagem de morar no interior). A minha dúvida é: indo de bicicleta estou já me aquecendo e não haverá problema em alongar depois antes de jogar? Sinto que aqueço as pernas, mas, e os braços que também são bastante exigidos?

Renato Bello

Quem responde é o fisioterapeuta Ricardo Takahashi, colaborador da Revista TÊNIS e autor do artigo publicado na edição 98: Renato, o fato de ir para o clube de bicicleta serve como um aquecimento, sim. Devemos lembrar que o tênis envolve diferentes grupos musculares, sendo assim, você poderia fazer um pouco de corrida de lado (na quadra), pequenos tiros da base até a rede e complementar com um aquecimento específico de braço usando duas raquetes ou um elástico. Em relação ao alongamento, se lhe faz bem, pode continuar, mas, segundo trabalhos científícos, o alongamento não previne lesão e piora rendimento quando feito antes do jogo/ treino. Mas, em contrapartida, melhora força quando feito depois da atividade, de forma moderada.

ROGER, SEMPRE
Já estava escrito. Roger Federer ia ganhar o sexto Masters. Impressionante como, no fim do ano, ele resolveu jogar seu melhor tênis de novo. Assim como aconteceu em 2010. Acho que nem que Nadal e Djokovic estivessem em plena forma conseguiriam segurar. É fenomenal a maneira como Federer joga nessas quadras mais rápidas. Com o saque afiado, fica impossível ganhar dele. Ele ganhou esse Masters com o pé nas costas. Mesmo perdendo um set na final contra o Tsonga (esse cara ainda vai dar o que falar, aguardem), a impressão era de que ele tinha total domínio das ações. Bastou o francês dar uma vacilada mínima, dançou. Exatamente como nos áureos tempos do suíço, quando ele simplesmente não dava chances para ninguém. Torço para quem em 2012 ele bata o recorde do Sampras de mais semanas como número um e também vença a Olimpíada de Londres. Acho que dá. Vai ser na grama!

Felipe Menezes

DJOKOVIC E NADAL BICHADOS?
Estava mesmo achando estranho Nadal e Djokovic jogando tão intensamente durante o ano todo e não terem nada, não sofrerem nenhuma contusão. Realmente, na briga entre os dois, quem saiu ganhando foi o Federer, que novamente terminou a temporada como se não tivesse jogado mais do que três partidas o ano todo.

Wagner Bernardo

Da redação

Publicado em 12 de Dezembro de 2011 às 12:46


Notícias

Artigo publicado nesta revista