Roland Garros 2014

10 coisas que você precisa saber para a final entre Sharapova x Halep em Paris

Grande decisão será disputada neste sábado a partir das 10h. Bandsports transmite jogaço!


Paris (França) – Nem Serena Williams, tampouco Na Li. As duas líderes do ranking da WTA for a eliminadas logo cedo em Paris e, dessa forma, neste sábado o título em Roland Garros ficará nas mãos ou da russa Maria Sharapova, que desde 2012 começou a jogar um nível absurdo no piso que mais tinha dificuldade no começo da carreira – incluindo um caneco na França há dois anos -, ou da romena Simona Halep, que vem subindo de produção no circuito feminine desde o ano passado e agora busca o primeiro caneco de Grand Slam.

Sharapova tentará o bicampeonato de Roland Garros neste sábado

De um lado, a já “veterana” Sharapova busca seu quinto título de Major (já venceu os quarto Slams – Wimbledon, US Open, Australian Open e Aberto da França). Do outro, a novata (nesse tipo de situação) Halep quer provar o porquê de já ser a número 3 do ranking WTA, e uma das tenistas mais consistentes de 2014.

Veja a seguir 10 coisas interessantes sobre a grande final de Roland Garros entre Maria Sharapova e Simona Halep, que será transmitida às 10h (horário oficial de Brasília) ao vivo pelo canal BandSports.

1) Maria Sharapova, a verdadeira montanha-russa.

Algo inédito aconteceu na carreira da ex-número 1 do mundo em Paris. A russa esteve em apuros em seus três últimos jogos ao perder o primeiro set para jogadoras perigosas como Samantha Stosur, Garbiñe Muguruza e Eugenie Bouchard. Mas, em todos eles, mostrou um poder de reação incrível, vencendo o segundo set e dominando as adversárias nas parciais decisivas.

2) Rolo compressor.

Simona Halep vem atropelando suas adversárias durante sua trajetória em Roland Garros. A jovem romena não cedeu um set sequer para suas adversárias, vencendo todos os seus jogos em sets diretos. A última jogadora que chegou à final de um Grand Slam sem perder uma parcial sequer foi Martina Hingis, no Aberto da Austrália de 1997. Por curiosidade, Hingis também ganharia a final em sets diretos.

Halep disputará a sua primeira final de Grand Slam da carreira. Será que ela leva o caneco em Paris?

3) A regularidade de Maria Sharapova em Roland Garros.

Sharapova é a jogadora mais regular da atualidade em Paris. A russa chega a sua terceira final seguida no saibro pariense (foi campeã em 2012 e vice-campeã em 2013), além de ter alcançado a semifinal em 2011. Sharapova também tem um aproveitamento de vitórias superior a 82% no torneio.

4) Simona Halep no top 3 da WTA.

Independente do resultado deste sábado, a jovem Simona Halep chegará ao 3º lugar no ranking da WTA, atingindo o posto mais alto de sua carreira e de uma jogadora da Romênia na história do tênis feminino. Isso comprova a ascensão meteórica da romena no circuito. Vale lembrar que exatamente há um ano ela ocupava a 57ª colocação no ranking, não tendo passado sequer da primeira rodada de Roland Garros na ocasião.

5) A experiência pode pesar a favor de Sharapova.

Está será a nona final da russa em Grand Slams. Até agora, Sharapova tem um aproveitamento de 50%, sagrando-se campeã em quatro oportunidades (Wimbledon 2004, US Open 2006, Australian Open 2008 e Roland Garros 2012) e ficando com o vice-campeonato nas outras quatro (Australian Open 2007, Wimbledon 2011, Australian Open 2012 e Roland Garros 2013).

6) A liderança do ranking da temporada também está em jogo.

A vencedora do jogo deste sábado, além de levantar o troféu de Roland Garros, também encabeçará o ranking da temporada e dará um enorme passo para se garantir no WTA Championships de Cingapura, que reunirá as oito melhores do ano.

7) Maria Sharapova pode assumir a vice-liderança no ranking de premiação na WTA.

Se for campeã, a russa ultrapassará Venus Williams na lista de premiação em dinheiro de todos os tempos. Atualmente, Sharapova soma uma fortuna de aproximadamente 28 milhões de dólares somente em premiações. Caso garanta o bi em Roland Garros, ela ficará atrás apenas de Serena Williams.

8) Juventude à prova.

Halep pode ser apenas a segunda jogadora nascida na década de 1990 a conquistar um Grand Slam. A única nascida nos anos 90 a conquistar um dos quatro torneios mais importantes do tênis, contando tanto masculino como feminino, foi a tcheca Petra Kvitova (nascida em 1990), campeã em Wimbledon 2011. 

9) Maria Sharapova pode se tornar a 12ª jogadora da Era Aberta a conquistar cinco Grand Slams.

A russa entraria num seleto grupo de jogadoras que conquistaram cinco ou mais Grand Slams na Era Aberta, junto com Steffi Graf (22), Chris Evert (18), Martina Navratilova (18), Serena Williams (17), Margaret Court (11), Monica Seles (9), Billie Jean King (8), Evonne Goolagong Cawley (7), Venus Williams (7), Justine Henin (7) e Martina Hingis (5).

10) Maria Sharapova nunca perdeu para Simona Halep.

As duas já se enfrentaram em três oportunidades, todas com vitória da russa. Os dois primeiros jogos foram em 2012, ambos disputados em quadra dura e vencidos por Sharapova em 2 sets a 0 (Indian Wells e Pequim).O último confronto entre elas foi há algumas semanas no saibro de Madri, com Sharapova levando a melhor no terceiro set, de virada.

Da redação

Publicado em 6 de Junho de 2014 às 20:26


Notícias Roland Garros final feminina WTA Maria Sharapova Simona Halep