Suíço precisa de uma boa campanha para tentar tirar a diferença para o espanhol
Da redação em 20 de Agosto de 2019 às 15:39
Federer tenta voltar à vice-liderança da ATP (Foto: Reprodução Twitter/US Open)
O US Open começa na próxima semana e com o último Slam do ano vem também a briga pelo posto de número 2 do mundo. Rafael Nadal defende a posição e tem Roger Federer (3º) como seu concorrente pela vice-liderança da ATP.
Neste momento, o espanhol soma 7.945 pontos, contra 6.950 do suíço. Porém, o Touro Miúra descartará 720 pela campanha de 2018, quando foi à semi. Federer, por sua vez, só perde 180, já que parou nas oitavas, surpreendido pelo australiano John Millman.
Leia mais:
+ Sul-coreano faz história e se torna 1º surdo a vencer partida em torneio ATP
Com isso, existem chances para Roger. Por exemplo, se for campeão em Nova York, o suíço terá garantida a chegada ao número 2. Se for vice, Federer também ultrapassa Rafa, desde que o espanhol não seja o campeão. Logo, uma eventual final entre os dois valerá a segunda posição do ranking.
Para ter alguma chance de ultrapassar Nadal, o dono de 20 Slams precisa, no mínimo, ir à semi. Neste caso, porém, dependeria da eliminação do Rei do Saibro até as oitavas de final.
Straight to work 👊
— US Open Tennis (@usopen) August 19, 2019
Our 3-time champ @RafaelNadal is back in Flushing Meadows... pic.twitter.com/SQowlNfYMz
Outro fator que joga a favor do espanhol nesta briga é o fato de que ele não defenderá mais pontos até o fim do ano depois do US Open. Em 2018, por conta de lesão no joelho, Rafael encerrou a temporada após o último Slam do ano.
Vale destacar que não há briga pela ponta do ranking. Mesmo defendendo os 2.000 pontos do título de 2018, Novak Djokovic não corre risco de perder o topo, mesmo se cair na estreia.