Campanha dos sonhos

Após façanha em SP, Camilo é destaque no ranking e cola no top300

Paulista saiu do qualifying para chegar à final de evento paulistano e conseguiu ascensão de mais de 100 postos em lista desta segunda-feira


Divulgação
Paulista Rafael Camilo foi sensação do Aberto de SP em 2011 e chegou à final após ter passado o quali
A jornada bem-sucedida do paulista Rafael Camilo no Aberto de São Paulo foi recheada de grandes emoções do início ao fim e, como já era de se imaginar, a campanha rendeu ao jovem de 20 anos um grande salto no ranking da ATP. Em lista divulgada nesta segunda-feira, o irmão do judoca Tiago Camilo foi o grande destaque do tênis brasileiro ao subir 137 colocações, estacionando na 306ª posição, com 147 pontos.

Divulgação
Irmão de judoca Tiago Camilo, Rafael fez uma semana inesquecível em São Paulo
Após vencer três partidas do qualifying, Camilo traçou seu caminho em São Paulo com várias batalhas pela frente e a chuva insistente que castigava a maior metrópole brasileira havia dias. Logo na estreia, três sets diante do compatriota Daniel Silva, que desistiu com câimbras na terceira parcial. Em seguida, o grande duelo contra o argentino Horácio Zeballos, segundo pré-classificado do torneio e ex-top40. Motivado e sem pressão, o atleta natural de Tupã entrou disposto a causar a zebra do evento até ali. E conseguiu a proeza, mas não sem sofrimento. Após salvar match-point no terceiro set, superou o hermano somente no desempate e impressionava a torcida que comparecia ao Villa-Lobos. Nas quartas, mesmo com ranking inferior, superava o italiano Thomas Fabbiano em sets diretos para garantir uma vaga na penúltima fase diante do espanhol Adrian Menendez-Maceiras. Com o destino nas mãos, o paulista não hesitou e, após salvar mais match-points, passou pelo rival para delírio da empolgada plateia no parque da Zona Oeste de São Paulo. E, mesmo com a derrota para o experiente e tetracampeão do torneio Ricardo Mello no último domingo, ele pode comemorar a melhor semana de sua vida no circuito.

À beira de entrar no grupo dos 300 melhores do mundo, Camilo já tem destino marcado para a próxima semana. O paulista disputa o Future de Aracaju, que distribui US$ 10 mil em prêmios e é jogado no saibro. Na estreia, o oitavo pré-classificado encara o qualifier carioca Ídio Escobar em partida que deve ser realizada na próxima terça-feira na capital sergipana. Lembrando que a nova surpresa do tênis brasileiro até então nunca havia vencido uma partida de nível Challenger antes do evento paulistano e, com as quatro vitórias na capital paulista (somadas com os três jogos no quali), credencia-se para jogar maiores torneios no calendário em 2011.

Divulgação

Campanha de Camilo em SP parou na final diante do experiente e tetracampeão Ricardo Mello

Enquanto que a grande revelação de 20 anos garantiu um salto espetacular na lista da ATP, os principais jogadores brasileiros mantiveram suas colocações nesta semana. Número um do país e já na Nova Zelândia para o primeiro compromisso do ano, Thomaz Bellucci permaneceu na 31ª posição. Após chegar ao 13º título de Challenger na carreira, o campineiro Ricardo Mello estacionou em 76º, seguido de Marcos Daniel, que mesmo com a derrota na estreia em Chennai, ficou em 96º. Na sequência, aparecem João Olavo Souza, o Feijão, em 111º, Rogério Dutra Silva em 159º, Thiago Alves em 170º e Júlio Silva fechando o top200 exatamente na 200ª posição.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Maridão Agassi mostra foto de Graf nua para arrecadar mais em leilão beneficente

+ "Espero que ele vá para o Flamengo", brinca palmeirense Mello sobre Ronaldinho

+ Convidado, Del Potro treina em Sydney para primeiro desafio na temporada
+ Daniel não joga qualis nesta semana e parte para disputa do Australian Open

+ Para alegria dos internautas, Bellucci lança website e cria conta no Twitter

ESPECIAL:Reformulação - Qual o futuro do tênis masculino brasileiro? Quais serão os nomes que vão nos representar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? A Revista TÊNIS pediu que especialistas apontassem nomes de tenistas que provavelmente estarão nos representando bem nos próximos anos.  (Confira!)

Da redação

Publicado em 9 de Janeiro de 2011 às 22:03


Notícias