Polêmica

"Federer precisa vencer Nadal" , diz Sampras

Americano, que segue considerando Federer o maior da história, entende que o tenista deve passar por mais essa prova


Pete Sampras acompanha final de Wimbledon
Ao ter seu seu recorde de maior vencedor de Grand Slams, em simples, quebrado por Roger Federer, Pete Sampras não procurou desmerecer as conquistas de seu rival. O americano, aliás, não apenas esteve sentado nos camarotes do All England Club no dia da coroação do suíço, como fez questão de celebrá-lo como o maior de todos.

Passado pouco mais de uma semana do acontecido, Sampras, embora não tenha voltado atrás em suas palavras, pôs um pouco de combustível nesta confusão. "Embora ele seja o melhor de todos tempos, é plausível que alguém pense ele não é o melhor de sua geração", reconheceu, em entrevista em que promovia a partida amistosa que disputará com Marat Safin.

Os títulos de Federer o colocam a frente de seus rivais na história, mas o duelo pessoal com Rafael Nadaldeixa claro a superioridade do espanhol. Um dos fatores que permitem supor que Federer possa ser superado pelo seu rival é o retrospecto de 2 vitórias em 7 oportunidades em que os dois estiveram numa decisão de Grand Slam.       

"Eu entendo o argumento que para ser o melhor de todos os tempos você precisa ser o melhor de sua geração e reconheço que ele tem um mau desepenho contra o Nadal. Essa é uma questão difícil de ser respondida, mas, a carreira dele ainda não terminou, e ele precisa vencer Nadal. Você tem que ser o cara da sua geração. Federer é o cara da sua geração, mas ele precisa vencer o Nadal."  

Sampras, que leva ampla vantagem no confronto contra Andre Agassi, o "seu Nadal", reconhece os paradoxos de seu raciocínio, sem, no entanto abrir mão de sua convicção.  "Os críticos falam do (Rod) Laver. O Nadal o venceu algumas vezes. Mas, ele (Federer) venceu todos os Grand Slams, ele venceu 15, e vai vencer mais alguns, então no meu livro é ele (o maior de todos os tempos)".

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Ivanovic faz ensaio para valorizar a vaidade feminina

+ "Stepanek é um vencedor", reconhece diário argentino

+Nadal deve participar do Masters 1000 de Montreal

+ "Não poderia fazer mais do que fiz", diz Monaco

+ Treinador de Nicolás Almagro sofre AVC

ESPECIAL:Ele é o cara! - Roger Federer venceu seu 14o Grand Slam no mais improvável cenário, Roland Garros, e, definitivamente, reescreveu a história do esporte (Confira!)

Da redação

Publicado em 15 de Julho de 2009 às 11:37


Notícias