ATP Challenger Tour

Monteiro vence Casper Ruud e vai à semi em Challenger alemão

Challengers se intensificam conforme as fases finais se aproximam


Foto: Reprodução/ATP

Nessa quinta-feira (11), Thiago Monteiro superou o norueguês Casper Ruud, número #62 do mundo e avançou à semifinal do Challenger de Braunschweig. Tenista mais bem ranqueado do Brasil, Thiago venceu por 2 sets a 1 com parciais de 6/4,6/7 e 6/3.

"Foi um jogo bem duro. Estou muito feliz com a capacidade mental que mostrei no jogo. O Ruud vem num ano muito bom e já tinha me vencido outras vezes. Tive chance de fechar o jogo no 6/5 do 2o. set, mas ele teve seus méritos e acabou levando para o 3o. A chave foi me manter forte e acreditando no que estava fazendo", declarou Monteiro.

Leia mais:

Serena atropela surpreendente tcheca e encara Halep por 8º título em Wimbledon

Halep cede apenas quatro games a Svitolina e garante vaga inédita na final de Wimbledon

Thiago não se intimidou perante o cabeça #2 do torneio. Venceu o primeiro set por 6/4 após aproveitar uma chance de quebra no terceiro game e administrar bem a vantagem ao longo da parcial.

O segundo set foi mais disputado; Empatados com uma quebra para cada, Thiago e Ruud chegaram a um 5-5. Thiago passou à frente em um 6-5 e precisava apenas confirmar o serviço para avançar à semifinal. Ruud então elevou o nível e conseguiu levar o segundo set a um vitorioso tie-break.

A terceira parcial foi mais tranquila para o brasileiro. Com duas quebras contra apenas uma do norueguês, Monteiro fechou o jogo com um 6/3 e garantiu sua vaga entre os 4 melhores do Challenger alemão.

O cearense tem duelo marcado contra o suíço Henri Laaksonen, número #97 do mundo, nesta sexta-feira.  "Vai ser um jogo diferente contra o Laaksonen. Ele tem um estilo mais reto de jogar e o que eu preciso é me recuperar bem e estar pronto para dar tudo novamente em quadra, por mais um bom dia", comentou Thiago, que vai continuar na Europa após o torneio e jogar os ATPs de Bastad, Hamburgo e Kitzbuhel, também no saibro.

Guilherme Clezar luta, mas é eliminado

Guilherme Clezar (322º) não conseguiu chegar as quartas de final do Challenger de Perugia. O brasileiro perdeu um longo jogo de 2h29 para o jovem italiano Gianluigi Quinzi. As parciais finais foram de 6/3,4/6,7/6 (7-3), para o anfitrião.

Clezar vinha fazendo um bom torneio, após derrotar o top 100 e cabeça de chave #2 Damir Dzumhur. No duelo com Quinzi, Guilherme entrou desligado em quadra, oferecendo uma quebra logo no primeiro game para o italiano que aproveitou a oportunidade. O brasileiro ainda conseguiu empatar a partida no quarto game, mas o mau aproveitamento com seu saque custou o primeiro set. Apenas 2 de 5 games sacando foram vencidos, e Quinzi fechou a primeira parcial com 6/3 a seu favor.

Na segunda parcial, Guilherme se impôs. Com uma boa devolução, ele ganhou ele jogou bem nos games do oponente e empatou o placar. No terceiro set, Clezar e Quinzi foram ao tie-break, vencido pelo italiano. Ele agora enfrenta o espanhol Guilhermo Garcia-Lopez (#164) nas quartas de final do torneio.

Da redação

Publicado em 11 de Julho de 2019 às 17:40


Notícias Thiago Monteiro Guilherme Clezar Challenger de Braunschweig