Orlando Luz
Nome CompletoOrlando Moraes da Luz
Também conhecido comoOrlandinho
Data Nascimento08/02/1998
22 anos, 5 meses
Local NascimentoCarazinho, Rio Grande do Sul, Brasil
Site Oficial Orlando Luz
Facebook Oficial Orlando Luz
Twitter Oficial Orlando Luz
Instagram Oficial Orlando Luz
Wikipedia Orlando Luz

Com ótimo ranking e jogo no circuito juvenil, Orlandinho ainda busca seu espaço entre os profissionais

 O pequeno Orlandinho lá em Carazinho começou a dar os primeiros passos com a raquete aos 3 anos de idade com auxílio do pai. Destaque nas categorias 12 e 14 anos, o gaúcho começou a jogar na categoria principal júnior ITF em 2013, aos 15 anos de idade. No circuito juvenil, Luz foi destaque e conquistou a liderança do ranking em 2015 aos 17 anos a ganhou dois Banana Bowls.

Em 2014 conquistou três títulos em sequência, na chave de simples da categoria 18 anos. Cedendo apenas um set, além de dois títulos de duplas, junto com João Menezes. Em junho, Orlando alcançou as semifinais em simples e duplas com João Menezes, em Roland-Garros. Em Wimbledon se tornou o primeiro brasileiro a se tornar campeão juvenil nas duplas deste torneio, junto com Marcelo Zormann.

+ Confira a biografia de grandes tenistas mundiais

Também com Zormann, Orlandinho ficou com a prata nos jogos olímpicos da juventude e ouro nas simples, as Olimpíadas foram na China.

No Challenger de Santos em 2015, o gaúcho fez história aos 17 anos sendo o brasileiro mais novo a vencer uma partida em Challenger. O mais novo até Luz era Guga, que conseguiu a marca em 1994.

Em 2017, Luz parou algumas semanas para realizar uma cirurgia ocular. Descobriu ter ceratocone em estágio avançado. A doença foi contida, mas o que perdeu não poderia ser recuperado. Nos anos seguintes, a má adaptação com uma das lentes de contato à prática de tênis o fez jogar com o acessório apenas no olho direito. O esquerdo, desprotegido, tem apenas 20% de visão. Assim, o jogador prefere disputar torneios europeus, com jogos disputados logo cedo, e escurecendo mais tarde no continente.