Grigor Dimitrov
Nome CompletoГригор Димитров
Também conhecido comoDimitrov
Data Nascimento16/05/1991
29 anos, 1 mês
Local NascimentoHoskovo, Búlgaria
Site Oficial Grigor Dimitrov
Facebook Oficial Grigor Dimitrov
Twitter Oficial Grigor Dimitrov
Instagram Oficial Grigor Dimitrov
Wikipedia Grigor Dimitrov

Com muita potência e agilidade, o búlgaro usa isso a seu favor para impor seu melhor jogo sobre os adversários

Grigor Dimitrov nasceu no dia 16 maio de 1991. O búlgaro de 28 anos pegou na raquete pela primeira vez aos 3 anos de idade e começou a jogar diariamente com 5 anos. Seu pai, Dimitar, é treinador de tênis, já a mãe, Maria é professora de educação física e ex-jogadora profissional de vôlei. Enquanto era adolescente, ele viveu em Paris na França e treinava na Academia de Ténis do Patrick Mouratoglou. Ele fala búlgaro e inglês e diz que os seus interesses são esportes, carros, computadores e relógios.

Leia mais

+ Veja a história de vida dos principais tenistas

Ele ganhou o seu primeiro troféu aos 14 anos de idade quando ganhou um título europeu sub-14. Em 2006 ganhou a Orange Bowl sub-16 de simples, e mais tarde foi nomeado em 2007 como Eddie Herr Estrela em ascensão internacional. Em 2007, Dimitrov foi finalista na Orange Bowl, perdendo com Ričardas Berankis da Lituânia. Com Vasek Pospisil, ele chegou à final de Duplas no US Open de 2007.

No circuito profissional, o melhor ranking de Dimitrov foi a 3ª posição. Grigor conquistou essa marca na temporada de 2017, que foi uma das suas melhores temporadas. A principal conquista em 2017 do búlgaro foi o ATP Finals, vencendo na final David Goffin. Atualmente Dimitrov se encontra na 20ª posição e o primeiro búlgaro a entrar no top #20 e conquistar um título ATP. Na temporada de 2019, devido lesões, Dimitrov perdeu 7 semanas de disputa de torneios.

Atualmente, o búlgaro possui oito títulos na sua trajetória como profissional. O ano com mais conquistas de Dimitrov foi em 2017, ano em que conquistou o ATP Finals, Masters 1000 de Cincinatti e os ATPs 250 de Sofia e Brisbane. Todos esses títulos foram em quadras rápidas, que é a superfície favorita de Dimitrov, confirmada por ele.

Dimitrov apoia várias fundações e iniciativas de base búlgara e internacional, voltadas principalmente para ajudar crianças.