Ekaterina Makarova
Nome CompletoEkaterina Valeryevna Makarova (Екатерина Валерьевна Макарова)
Também conhecida comoMakarova
Local NascimentoMoscou, Rússia
Site Oficial Ekaterina Makarova
Facebook Oficial Ekaterina Makarova
Twitter Oficial Ekaterina Makarova
Wikipedia Ekaterina Makarova

Russa foi campeã de Grand Slam em duplas mistas com Bruno Soares

Poucos tenistas do mundo conseguem destaques semelhantes tanto no individual quanto em duplas. Ekaterina Makarova é uma dessas exceções. Em 2015, a russa chegou a ser Top 10 do ranking WTA nas duas categorias e, hoje, se mantém como o segundo nome de seu país entre as mulheres, atrás apenas de Maria Sharapova. Para o Brasil, Makarova tem um destaque: foi com ela que Bruno Soares venceu o US Open de 2012 de duplas mistas.

Início

Nascida em Moscou, ainda como União Soviética, Makarova fez parte de uma das primeiras gerações beneficiadas com os legados dos Jogos Olímpicos de 1980. Seu contato com o tênis começou cedo, quando a russa tinha apenas seis anos; seus pais a colocaram para aprender o esporte em Luzhniki, o complexo construído para a Olimpíada boicotada pelos Estados Unidos.

Foi em 2004 quando Makarova jogou seu primeiro torneio WTA, ainda que tenha caído na fase de qualificação no torneio de Moscou. No ano seguinte, foram mais três tentativas de entrar em uma grande disputa, o que incluiu o US Open. Já em 2007, ela chegou a avançar nas quadras de Nova York, mas foi parada pela belga Justine Henin.

Subida

Makarova começou a se destacar no circuito com um saque poderoso e com uma mão esquerda agressiva em quadras. Sua canhota, por sinal, ganhou ainda mais atenção do mundo do tênis quando a russa se tornou a primeira tenista com essa característica a derrotar a americana Serena Williams em uma partida de Grand Slam.

A partida em questão aconteceu em 2012, no Australian Open. A vencedora do torneio foi Victoria Azarenka, mas sem dúvida Makarova foi um dos destaques daquela edição. Serena Willians não vinha em uma boa fase, ainda que tenha terminado a temporada como terceira melhor tenista do ranking da WTA. Contra a adversária russa, pouco pôde fazer: perdeu de 6-2 e 6-3.

O problema é que na fase seguinte, Makarova encontrou sua conterrânea que está mais bem colocada no ranking. O sonho da conquista do Australian Open morreu diante de Maria Sharapova, nas quartas de final do torneio.

No individual, Makarova conseguiu resultados melhores nos anos seguintes. Por duas vezes, a tenista russa foi semifinalista de um Grand Slam, inclusive do Australian Open. Foi em 2015, e, novamente, seu algoz foi Maria Sharapova. Naquele ano, a tenista havia deixado para trás Simona Halep nas quartas de final.

Ainda assim, o bom desempenho rendeu a tenista russa sua melhor colocação até o momento no ranking WTA: a oitava posição no primeiro semestre de 2015.

Antes, em 2014, quem a derrotou em uma semifinal de Grand Slam foi Serena Williams, em um doloroso troco da americana.

Duplas

No individual, Makarova venceu dois torneios WTA: Pattaya City, em 2014, e Eastbourne, em 2010. Mas foi nas duplas que ela conseguiu seus melhores resultados. Inclusive com um brasileiro.

Com Bruno Soares, a russa conquistou o título de duplas mistas no US Open de 2012. Esse, por sinal, foi o único título da tenista nessa categoria.

Por outro lado, foram seis títulos quando sua dupla era outra mulher. E, nessa conta, há dois Grand Slams. Em 2014, Makarova conquistou seu segundo título em Nova York, com a vitória sobre Flavia Pennetta e Martina Hingis. A russa dividiu a quadra com a conterrânea Elena Vesnina.

Um ano antes, também com Vesnina, Makarova se consagrou campeã de Roland Garros no torneio de duplas.