ATP Tour

Zverev supera Federer em jogo tenso e vai à semi do Masters de Xangai

Alemão de 22 anos chegou a perder 5 match points e ver o ex-número empatar o jogo, mas manteve a bravura e saiu com a vitória


Foto: Divulgação/

Alexander Zverev confirmou nesta sexta-feira (11) sua presença nas semifinais do Masters de Xangai, na China. Sexto melhor tenista do planeta, ele derrotou o suíço Roger Federer em sets diretos, anotando parciais de 6/3, 6/7 (7-9) e 6/3 em 2h04.

Leia mais:
Federer 'voa', evita lob e vence pontaço contra Goffin no Masters de Xangai; assista

Tsitsipas joga muito, elimina Djokovic e vai à semi do Masters de Xangai

Este foi o sétimo jogo entre Federer e Zverev. Com a vitória desta sexta, Alexander lidera o retrospecto do confronto direto com 4 vitórias e 3 derrotas. Assim, ele se torna apenas o terceiro jogador a ter mais triunfos do que o tenista da Basileia após sete dyelos. Os dois únicos a terem as marcas são o sérvio Novak Djokovic (que venceu 26 jogos e teve 22 derrotas) e Rafael Nadal (24 e 16).

O tenista agora espera o resultado da partida entre o austríaco Dominic Thiem e o italiano Matteo Berrettini para conhecer seu adversário na semifinal. Em Xangai, Dominic e Matteo são os cabeças de chave #4 e #11, respectivamente.

A partida

Sascha contou com seu saque para dominar o primeiro set. Ele perdeu apenas 3 pontos de 23 disputados com o fundamento e não foi ameaçado em nenhum momento por Federer. O suíço, na mesma parcial, teve apenas 59% de bolas vencidas com o 1º saque.

O germânico soube aproveitar a segurança encontrada em seus games de saque para arriscar. Ele disparou 11 winners em toda a etapa e aproveitou brecha dada pelo rival para anotar 4 a 2 e tomar o controle do jogo.

Confira um dos grandes pontos de Zverev na partida:

Federer cresceu de nível no segundo set. Logo de cara, ele quebrou o saque Sascha e marcou 2 a 0. O jovem alemão não titubeou, manteve a calma e empatou, dando ares de equilíbrio para a disputa.

No décimo primeiro game, Alexander mostrou sua garra, quebrou o saque do rival e abriu 6/5. Ele então teve três match points, mas viu um vibrante Roger salvar todas as chances e levar o duelo para o tie-break. Nele, Federer chegou a abrir 5 a 3, mas perdeu pontos e viu o adversário ter mais três chances de fechar o jogo. Após desperdiçar as duas primeiras e ver o jogo se tornar ainda mais dramático, Sascha viu o recordista de títulos de Grand Slam brilhar e empatar o jogo em 1 set a 1 com um lindo ace.

Apesar do revés, Zverev não pareceu nervoso na virada de set. Confiante em seu saque, ele abriu 3 a 0 e viu Federer demonstrar irritação. O número #1 do mundo chegou a perder um ponto após levar uma punição dada pelo árbitro após jogar a bola para fora da quadra, mas confirmou o saque e diminui a vantagem do oponente. Alexander seguiu com bom nível, continuou com bons saques e ficou com a vitória pouco depois.

Veja o momento da punição de Federer:

Da redação

Publicado em 11 de Outubro de 2019 às 09:45


Notícias Roger Federer Alexander Zverev Masters de Xangai