Cuidado Necessário

WTA segue ATP e alerta jogadoras sobre segurança em torneios no México

Uma semana depois da entidade ter enviado comunicado aos homens, mulheres recebem avisos da onda de violência que assola país latino


Paraíso natural de Acapulco tem sido palco de vários crimes por parte de facções ligadas ao tráfico de drogas
A grande polêmica sobre a segurança nos eventos mexicanos do circuito ganhou mais uma repercussão nessa semana, agora pelo lado feminino. Dias depois que a ATP enviou um comunicado para os atletasentrarem e saírem do México de forma rápida durante a disputa da competição, a WTA fez o mesmo para os torneios de Acapulco e Monterrey, que acontecem nestas duas semanas.

Divulgação
Desde janeiro, o México vem sofrendo com poder de gangues em assaltos e assassinatos
O motivo é a forte crise que vive o país com as gangues locais e os cartéis de drogas, tendo ocorrido vários assaltos e crimes de assassinato desde o mês de janeiro. A organização dos torneios declarou que o governo mexicano assegurou a integridade da competição por um esquema rígido de segurança, mas há pouco a se fazer para conter os crimes que acontecem fora do local do evento.

Uma onda de ataques em táxis, próxima do resort Fairmont Princess de Acapulco, no último final de semana, deixou 12 pessoas mortas, segundo a polícia mexicana. Vários taxistas vêm sendo extorquidos e recrutados a carregar drogas entre as facções rivais que vem brigando entre si pelo controle do tráfico. "A WTA enviou um comunicado de segurança em Acapulco e Monterrey baseado no que está ocorrendo. Estamos confiantes de que os dois torneios têm a segurança necessária para as jogadoras e a torcida", declarou o porta-voz da WTA, Andrew Walker. 

Nalbandian foi um dos jogadores que abriram mão de participar de Acapulco
O diretor do torneio em Acapulco, Raul Zurutuza declarou que as cartas enviadas a alguns jogadores da ATP como Juan Monaco e Pablo Cuevas e também para as mulheres foram uma atitude exagerada das entidades. "Estamos cientes da violência, mas esperamos uma ótima semana de tênis", opinou.

Mesmo com toda a discussão sobre a violência no México, Zurutuza pode ficar feliz com o fato do forte ATP de Acapulco já ter vendido 85% de suas entradas. Porém, deve lamentar a retirada de David Nalbandian, que alegou problemas físicos e também procupações quanto à segurança no local e não jogará nesta edição.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ De olho na Davis, Roddick desiste de jogar em Delray Beach

+ Entrada no top40 faz de Raonic o melhor jogador da história do Canadá

+ Quartas em Memphis colocam Melo e Soares na sétima posição do ranking

+ Árbitro de tênis e amante de futebol, Carlos Bernardes vira referência e ídolo na rival Argentina

+ Em Memphis, Roddick e Hewitt reeditam batalha de ex-líderes do tênis

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 22 de Fevereiro de 2011 às 06:59


Notícias