Técnica

Winner! c'mon!

Desfrute de seus jogos definindo pontos com bons winners


Errar menos continua sendo o aspecto estatístico mais relevante para se ganhar jogos de tênis, porém, a partida pode se tornar muito desgastante e menos prazerosa se você não conseguir tirar proveito das oportunidades de definir os pontos, ainda que para isso precise correr algum risco. Afinal, vencer pontos com os erros do adversário é muito bom e eficiente, mas ganhar pontos com golpes vencedores é melhor e muito mais gostoso.

Ron C. Angle/TPL

Mas como bater mais winners? Mude o ângulo do golpe, reduza o efeito e aproveite as bolas de meio. Trabalhe os pontos com regularidade e firmeza suficiente para que seu adversário cometa erros ou falhas. No primeiro caso, o ponto já é seu. Em caso de falhas, tire proveito entrando na quadra e usando golpes mais diretos ao alvo.

As bolas batidas com efeitos, principalmente topspin, fazem curva - um arco em sua trajetória - e isso as tornam mais seguras, porém mais lentas. Por isso, principalmente quando tiver a oportunidade de golpear bolas mais curtas, acima do nível da rede, bata chapado (flat) sem curva, direto ao alvo.

A seguir, mostramos a diferença entre um golpe de fundo normal e um winner. Veja as dicas e faça seus golpes vencedores!

Bola de fundo com topspin
1
Para as bolas de fundo (trocas de bola), a base (pernas) é mais baixa, o loop ou backswing, mais completo, colocando a cabeça da raquete mais baixa do que a bola. O contato é mais ascendente e a terminação mais fechada, aumentando o giro (efeito) da bola.

 

Nas bolas com spin de fundo, repare o desnível dos ombros objeti vando um ângulo ascendente para a trajetória da raquete. A cabeça da raquete ficará ainda mais baixa antes de parti r para o golpe.   O contato com a bola é feito de baixo para cima em um movimento de raspar as cordas na bola de baixo para cima.   A continuação do golpe segue para cima, dando a altura desejada para a bola e, na terminação, o punho fecha em "leque" acentuando o spin.

#Q#

  Winner
2 Para as bolas de meio, o loop é o mesmo, porém um pouco mais alto e mais curto, fazendo com que a cabeça da raquete tenha um movimento quase horizontal ou até descendente para golpear a bola. Dependendo da proximidade da rede e da altura, a bola deve ser golpeada literalmente para baixo, conseguindo, além de potência e velocidade, bons ângulos, e dificultando muito a defesa do adversário.
Para o winner, o loop (backswing) inicia mais alto e abaixa apenas até o nível (altura) que será realizado o contato com a bola.   O contato é mais reto, mais direto na bola, gerando potência e direcionando-a diretamente para o alvo desejado.   O movimento é mais nivelado com o golpe, o cotovelo deve permanecer abaixo da linha da raquete, evitando que o cabo fique mais alto que a cabeça, o que direcionaria a bola muito para baixo.
fotos: Ron C. Angle/TPL

FULL WESTERN
Nas fotos abaixo, é utilizada uma empunhadura menos radical. Nesta foto, o mesmo golpe de ataque é executado por um atleta que usa uma empunhadura um pouco mais virada para o Western. O que muda? Na verdade, é apenas o ponto de contato.

BOLA NA SUBIDA
Nas fotos abaixo, os golpes estão sendo executados com bolas mais lentas, em que o golpe em si resulta na direção, altura e profundidade da bola. Nesta foto, o golpe respeita o ângulo de recepção da bola, que está sendo golpeada na subida - caso que torna possível e necessário o contato na parte superior da bola, ou seja, bater por cima dela.

Carlos Omaki

Publicado em 21 de Março de 2011 às 14:18


Técnica/Drills

Artigo publicado nesta revista