Guerreira

Venus revela sofrimento com dieta sem carne e doces, mas exalta ajuda da sua equipe: "eles me mantêm viva"

Veterana de 32 anos passa por cuidados alimentares desde que descobriu doença em 2011 e aprendeu a jogar mesmo com limitações do corpo


Marcelo Ruschel/ POA Press
Venus Williams revelou que foi forçada a abrir mão de muitas coisas por conta de doença
Desde que foi diagnosticada com Síndrome de Sjögren, doença autoimune que ataca as glândulas responsáveis pela produção de saliva e lágrimas, em meados de 2011, Venus Williams teve que mudar drasticamente seus hábitos alimentares, assim como sua rotina diária com exercícios mais leves.

A carne, de muito gosto pela norte-americana, teve que ser cortada da sua dieta, que atualmente reserva apenas frutas, legumes e uma orientação rigorosa pela chef pessoal, Lauren Von Der Pool, que viaja bastante pelo circuito junto com a ex-número 1 do mundo. Doces também são algo que Venus teve que abdicar para não prejudicar seu rendimento em quadra.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Norte-americana lembrou da força que seu time passa fora da quadra
"Eu costumava comer muita carne. A carne ficava em primeiro plano e a salada acabava em segundo. E eu gosto muito de doces. É bem difícil ficar sem doces para mim. Chego até a sonhar com doces. Hoje em dia tenho que ter uma alimentação mais saudável, muitos vegetais. Eu me alimento de comidas que fazem meu corpo se sentir bem", explicou Venus na coletiva após sua vitória contra a eslovaca Magdalena Rybarikova.

Em vários momentos ao longo das quartas de final na última quinta-feira em Florianópolis, Venus pareceu cansada fisicamente e tinha dificuldades até para servir em alguns pontos, principalmente na primeira parcial. Porém, com o passar do tempo, a veterana de 32 anos se comportou melhor e soube deslanchar no segundo set, dando um "pneu" na adversária.

Para ela, o trabalho de sua equipe é primordial para que ela mantenha o sonho de se manter no circuito por muito anos. "Definitivamente nós somos um time e trabalhamos juntos. Seria muito difícil para mim se eu estivesse sozinha, principalmente na parte da comida e também meu fisioterapeuta, que me mantém viva depois dos jogos. É muito importante ter uma forte equipe. Algumas vezes você precisa de pessoas que aconselham para seguir em frente e manter os pés no chão", concluiu Venus, que joga a semifinal do Brasil Tennis Cup nessa sexta-feira por volta das 18h (horário de Brasília) diante da russa Olga Puchkova.

Confira mais notícias sobre o Brasil Tennis Cup 2013...

Observada por Guga e LarriBia vibra com 1ª vitória em WTAs: "um dos dias mais felizes da minha vida"

Frustrada, Teliana Pereira lamenta falta de energia e poder de decisão na estreia em Floripa

+Teliana Pereira gosta de "piso lento" em Floripa e crê que precisa de sequência para chegar no top 100

Bem-humorada, Venus diz ter levado ultimato de Serena caso não levar biquínis de SC: "ela me expulsa de casa"

Teliana Bia Haddad fogem de Venus Williams na chave principal do WTA de Florianópolis

Na chegada à Floripa, Venus Williams brinca com seu pôster no aeroporto: "conheci minha primeira rival"

Após Nanda Alves e Laura PigossiCarla Forte é nova brasileira garantida no quali do WTA de Florianópolis

ESPECIAL:Quem jogará o WTA brasileiro?- A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro (Confira!)

Matheus Martins Fontes, Direto De Florianópolis

Publicado em 1 de Março de 2013 às 09:59


Notícias