Troféu fica por aqui

Veja quais brasileiros consagraram-se campeões em Porto Alegre

Dez tenistas da casa conquistaram títulos no 33ª Campeonato Internacional


A 33ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, também conhecido como Copa Gerdau, chegou ao fim nesse domingo, dia 20 de março. Ao todo, foram 12 dias de disputas na Associação Leopoldina Juvenil e na Sogipa, incluindo torneios pré e classificatório, além das chaves principais.

Apesar do japonês Yosuke Watanuki e da norte-americana Usue Maitane Arconada terem conquistado os títulos da categoria dos 18 anos (a mais significativa do torneio), dez jovens tenistas brasileiros também saíram de quadra com um troféu – tanto em simples, quanto em duplas. Confira:

Simples masculino – 16 anos
O brasileiro Mateus Alves conquistou o título da categoria de 16 anos masculino. Na final disputada no último sábado, ele venceu o argentino Boruch Skierkier em dois sets com parciais de 6/2 e 6/3. Sexto na lista dos favoritos, o paulista entrou em quadra com o apoio da torcida para disputar sua terceira final da temporada diante do cabeça de chave número cinco. “Vínhamos de duas finais, com uma vitória para cada lado. Eu sabia que não seria um jogo fácil”, comentou.

Duplas masculinas - 16 anos
Os brasileiros Matheus Puccinelli e João Reis consagraram-se campeões das duplas nos 16 anos masculinos. Na partida decisiva, realizada no final da tarde da última sexta-feira, dia 18 de março, eles venceram seu compatriota Klier Gilbert e o equatoriano Antonio March em sets diretos por parciais de 6/3 e 6/1.

Duplas femininas – 16 anos
O título desta categoria ficou com a parceria formada pela brasileira Marina Figueiredo e pela venezuelana Luniuska Delgado. Elas ganharam da tenista da casa Laura Wayerbacher e da chilena Valentina Vasquez por 2 sets a 0 com parciais de 6/2 e 6/4.



Simples masculino – 12 anos

O paranaense João Schiessl cedeu apenas um game para o alagoano Gabriel Barbosa, antes de fechar a partida por rápidas parciais de 6/0 e 6/1. Schiessl dominou o jogo e teve a calma necessária para definir os pontos. “Foi uma ótima partida. Consegui ir muito bem e notei que ele jogou menos do que já o vi jogar. Sabendo disso, procurei manter a concentração para chegar ao título”, disse o tenista que no ano passado alcançou as semifinais do torneio.




Simples feminino – 12 anos

Na disputa feminina da categoria, a paulista Ana Candiotto ganhou da gaúcha Amanda Oliveira por 6/1 e 6/3. Foi a segunda decisão consecutiva disputada entre as duas meninas. Mas, se na anterior, a gaúcha levou a melhor; desta vez o título ficou com a paulista. “Este é um torneio muito importante, e vencer aqui mostra que eu tive muita garra para disputar a final com uma ótima jogadora”, afirmou Ana.

Duplas masculinas – 12 anos
No sábado, foram definidos os donos dos títulos de duplas na categoria 12 anos. A parceria firmada entre o alagoano Gabriel Barbosa e o pernambucano Aécio Fonte Neto venceu o gaúcho Victor Tosetto e o paranaense João Schiessl por 2 sets a 0 com um duplo 6/3.

Duplas femininas – 12 anos
Já na categoria feminina, a dupla formada pela paulista Gabriela Siqueira e pela catarinense Carolina Laydner venceu a paulista Ana Candiotto e a brasiliense Maria Oliveira. A partida foi decidida somente no set tie break, com parciais de 4/6, 6/4 e 10-8.

Da redação

Publicado em 21 de Março de 2016 às 15:39


Notícias Campeonato Internacional Juvenil de Porto Alegre Copa Gerdau