Volta brecada

Tsonga surpreende Federer e avança às semifinais em Monte Carlo

Francês se classificou de virada e terá compatriota como próximo adversário


Depois de duas excelentes atuações, Roger Federer assistiu ao brilhantismo de seu retorno às quadras ser ofuscado. Em partida válida pelas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo, o suíço acabou derrotado pelo francês Jo-Wilfried Tsonga, nono do ranking ATP. Terceiro melhor tenista da atualidade, ele até saiu na frente, mas sofreu a virada do top 10 em seguida e perdeu por parciais de 3/6, 6/2 e 7/5, após 2h06 de confronto.

Terceiro jogo da manhã desta sexta-feira na Court Rainier III, o duelo começou favorável a Federer que quebrou seu adversário em três oportunidades, largando em vantagem no placar. Em seguida, porém, a superioridade trocou de lado e passou a jogar com Tsonga, que poderia ter feito 5/1 se tivesse confirmado o seu serviço no sexto game.

Com o marcador igual após a disputa da segunda parcial, o último e decisivo set foi o mais disputado da partida. Equilibrado, os dois tenistas mantiveram seus saques até que Federer, no 11º game, fraquejou e permitiu que o rival sacasse para o jogo com um 6/5 a seu favor. Sem pestanejar, Tsonga anotou sua segunda vitória seguida sobre o suíço – a última foi na final do Masters 1000 do Canadá, em 2014.

Classificado para as semifinais, o cabeça de chave número oito terá pela frente um confronto teoricamente mais fácil. Por uma vaga na grande decisão em Mônaco, Tsonga encara seu compatriota Gael Monfils. Top 20 mundial, ele vem de vitória sobre o lucky loser espanhol Marcel Granollers por parciais de 6/2 e 6/4, após 1h14 de jogo.

Da redação

Publicado em 15 de Abril de 2016 às 14:58


Notícias ATP Masters 1000 de Monte Carlo Roger Federer Jo Wilfried Tsonga Gael Monfils Marcel Granollers