Vinho nacional

Teste cego do Ibravin comprova qualidade dos vinhos brasileiros


No final de abril, o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), aproveitou o grande fluxo de consumidores e especialistas em São Paulo, na maior feira de vinhos da América Latina, a Expovinis 2010, e no restaurante Peppo Cucina, um dos melhores de Porto Alegre, para realizar um teste cego sobre o vinho brasileiro.

O sommelier Vinícius Santiago foi escolhido pela Ibravin para realizar um teste simples, que desafiava as pessoas a descobrir de qual país era o vinho oferecido, sem rótulo. Toda a ação foi registrada por câmeras escondidas e editadas em vídeos, e as reações vêm sendo muito repercutidas nos últimos meses em redes sociais como o Twitter e o Youtube.

Foram ouvidas 380 pessoas, entre profissionais e consumidores, nas duas cidades. A incrível maioria, representando 80% dos testados, respondeu que o vinho era originário de outros países, principalmente Chile, Argentina, França, Espanha, Uruguai e até da Grécia, enquanto 20% acertaram que se tratava de um vinho brasileiro.

Ao ser revelado que o vinho era nacional, houve muita surpresa nos locais. "Muitos aplaudiram e parabenizaram a iniciativa", afirma o gerente de Promoção e Marketing do Ibravin, Diego Bertolini, que diz querer provar o preconceito com o vinho nacional.

"É somente uma questão de imagem, porque quando é feita uma degustação às cegas, escondendo os rótulos, os vinhos brasileiros são confundidos com os melhores produtos de outros tradicionais países produtores do mundo", afirmou Bertolini.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinho mais antigo de Portugal, Periquita completa 160 anos

+ Dados mostram aumento nas vendas de rosés

+ Associação devinhos alemães comemora 100 anos

+ Franceses abrem as portas de suas vinícolas para visitantes

+ Vinicultores franceses divulgam novos talentos das artes visuais

Da redação

Publicado em 13 de Julho de 2010 às 14:47


Notícias