Ufa!

Teliana Pereira quebra longo tabu de 23 anos no feminino e entra no top 100 do ranking

Melhor tenista do Brasil em 2013, pernambucana é beneficiada por queda de rivais e assume 100º lugar. A última a aparecer no grupo foi "Dadá" Vieira em abril de 1990


Teliana Pereira vem fazendo uma temporada de respeito, com semifinal de WTA e agora lugar no top 100 do ranking

Fazia bastante tempo. Desde a lista de 16 de abril de 1990, na qual mostrava a alemã Steffi Graf na liderança do ranking, seguida das norte-americanas Martina Navratilova, Monica Seles e da argentina Gabriela Sabatini, uma brasileira não aparecia entre as 100 melhores jogadoras do tênis mundial. Andréa "Dadá" Vieira era a solitária tenista verde-amarelo no seleto grupo, em 95º lugar.

_____________________________________________________________________________________

ESPECIAL: Puxando a fila! - Teliana Pereira é a primeira brasileira a chegar à semifinal de um WTA em 23 anos e fica próxima de ingressar no top 100. Ainda assim, ela mantém os pés no chão e quer que compatriotas a acompanhem

_____________________________________________________________________________________

Na semana seguinte, "Dadá" não manteve a posição e caiu para 106º, superada por Niege Dias, que era a nova número 1 do Brasil, em 104º. No entanto, desde essa longínqua data, o País sentiu falta de uma tenista nacional no top 100 da WTA. Foi preciso muita espera, mais de 23 anos, ou para quem gosta de números exatos, 8.505 dias para outra brasileira assumir o bastão.

E, na próxima segunda-feira, dia 29 de julho de 2013, a pernambucana Teliana Pereira estará na primeira lista da WTA, com o 100º lugar na classificação (é claro, seu melhor ranking da carreira). Mesmo sem jogar nessa semana, a jogadora de 25 anos foi beneficiada pela queda de outras atletas e, nesse domingo, precisou "secar" a israelense Shahar Peer na final do WTA de Baku, no Azerbaijão, contra a ucraniana Elina Svitolina. E deu certo, com a tenista do Leste Europeu levantando seu primeiro troféu de alto escalão na carreira.

Pernambucana ocupará 100º lugar no ranking da WTA nessa segunda-feira

O resultado, histórico para o Brasil e para a própria tenista, comprova a ótima fase que atravessa Teliana, que, em fevereiro, furou o qualifying do WTA de Bogotá e avançou às semifinais do torneio, algo que o País também não via no feminino desde os anos 1990.

De quebra, ela ficou a duas posições de entrar direto na chave principal do US Open, no fim de agosto.

Caso aconteçam duas desistências de última hora, Teliana será a primeira brasileira desde exatamente Vieira a jogar um Grand Slam em 20 anos - "Dadá" foi à segunda rodada do US Open de 1993.

Teliana, desde essa semana, é o melhor tenista brasileiro da atualidade, incluindo o circuito masculino e feminino, já que Thomaz Bellucci saiu do top 100 e se encontra em 113º lugar, sem nenhum resultado expressivo em 2013. O paulista foi prejudicado no meio da gira europeia de saibro com uma lesão abdominal e só voltou às quadras há um mês.

Além da semifinal em Bogotá, Teliana, que treina em Curitiba, disputou as quartas de final do WTA 125 de Cali, foi campeã de dois ITFs de US$25.000 (equivalentes aos Challengers do masculino), e, por pouco, não se classificou para as quartas do WTA de Bastad há algumas semanas, em que poderia enfrentar ninguém menos do que Serena Williams.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 28 de Julho de 2013 às 16:21


Notícias Teliana Pereira top 100 23 anos Andréa "Dadá" Vieira ranking WTA US Open Thomaz Bellucci