ATP Tour

Ranking ATP: Djokovic bate 250 semanas como número #1; Federer e Tsitsipas sobem

Sérvio é o quinto tenista que mais tempo permaneceu como líder do circuito


Foto: Divulgação/Miami Open

A atualização do ranking da ATP desta segunda-feira (6) trouxe um marco importante. Agora, Novak Djokovic soma 250 semanas como número #1 do mundo, feito alcançado apenas por outros quatro tenistas antes dele: o suíço Roger Federer (recordista no quesito, com 310 semanas) e os norte-americanos Pete Sampras (286), Ivan Lendl (270) e Jimmy Connors (268).

Nole teve quatro períodos no posto de líder do circuito masculino. O primeiro começou em julho de 2011 e durou até o mesmo mês do ano seguinte. Depois, o sérvio ficou entre novembro de 2012 e outubro de 2013 no topo da lista. Na sequência, Djokovic foi o melhor tenista do planeta entre julho de 2014 e novembro de 2016. A liderança atual do tenista de 31 anos começou em novembro de 2018.

Leia mais:
Auger-Aliassime vence duelo canadense contra Shapovalov e encara Nadal em Madri
Osaka e Halep começam com vitórias tranquilas no Premier Mandatory de Madri

Mesmo sem jogar durante a semana, Federer subiu um lugar. Com a queda precoce do alemão Alexander Zverev no ATP 250 de Munique, onde defendia o título, o tenista de 37 anos novamente é o 3º melhor do planeta.

Outro destaque na nova versão da lista foi a subida de uma colocação do grego Stefanos Tsitsipas, que foi campeão no ATP 250 de Estoril e agora é nono colocado. Tenista de 20 anos, Stefanos tem como melhor marca a oitava posição. Vice-campeão em terras lusitanas, o uruguaio Pablo Cuevas subiu 16 e é o 51º.

Quem também deu um bom salto na lista foi o chileno Cristian Garin, dono do troféu em Munique, na Alemanha. De uma vez só, Garin pulou 14 lugares e bateu sua melhor marca ao virar o 33º. Derrotado por ele na decisão o italiano Matteo Berrettini foi do 37º para o 31º número, seu melhor momento na carreira.

A semana não foi tão positiva para três dos cinco melhores brasileiros do circuito masculino. Rogério Dutra Silva (196º), Thomaz Bellucci (226º) e Guilherme Clezar (273º) caíram, respectivamente, 21, 9 e 10 lugares. Melhor tenista nacional, o cearense Thiago Monteiro (110º) subiu 1 posto, enquanto o mineiro João Menezes (358º) avançou doze posições.

Confira também:

+ Veja o Ranking da ATP atualizado.

Leia as principais notíciais sobre Novak Djokovic

Da redação

Publicado em 6 de Maio de 2019 às 09:41


Notícias Ranking ATP Ranking de Entradas ATP Ranking ATP Novak Djokovic Stefanos Tsitsipas Cristian Garin