Risco

Quatro concorrentes jogam na semana e ameaçam Federer na briga pelo ATP Finals

Tsonga, Gasquet, Raonic e Haas disputam torneios e também sonham com um lugar no último torneio da temporada regular de 2013


Londres (Reino Unido) - A briga pelas últimas vagas para o ATP Finals está pegando fogo e, nessa semana, quatro pretendentes estarão em ação em três torneios - ATPs 250 de Viena, Moscou e Estocolmo. Até o momento, quatro jogadores estão garantidos para o torneio em Londres no próximo mês. São eles: Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer e Juan Martin Del Potro (Andy Murray desistiu devido a uma lesão nas costas).

Tsonga é um dos candidatos à vaga no ATP Finals e joga em Viena essa semana

Atualmente em nono lugar no ranking de 2013, o francês Jo-Wilfried Tsonga pode aumentar suas chances de classificação já que é o principal favorito em Viena, na Áustria. Ele somaria um total de 205 pontos caso seja o campeão, ultrapassando, assim, o suíço Roger Federer, oitavo colocado, que não joga essa semana.

Após ficar alguns meses afastado das quadras por causa de uma lesão no joelho, Tsonga está dando um gás maior na reta final para tentar jogar o Finals, onde foi vice-campeão em 2011 (derrota para Federer). Na semana passada, o francês foi semifinalista do Masters 1000 de Xangai.

No encalço de Tsonga, está o compatriota Richard Gasquet, a 50 pontos de desvantagem para o nono colocado. Na semana passada, Gasquet foi surpreendido logo na estreia de Xangai, mas pode ultrapassar Tsonga na lista se for campeão em Moscou e o rival não vencer na Áustria.

O canadense Milos Raonic também pode se beneficiar nessa semana caso seja campeão em Estocolmo, na Suécia. segundo cabeça-de chave no torneio, o jovem de 22 anos irá superar Gasquet se levantar a taça, desde que o francês não vá à final em Moscou. 

E até o veterano Tommy Haas tem suas possibilidades também. Segundo pré-classificado em Viena, o alemão de 35 anos pode encurtar sua diferença para Raonic caso seja o vencedor do torneio austríaco.

Se a temporada regular fosse encerrada hoje, as quatro vagas restantes para o ATP Finals seriam preenchidas pelo tcheco Tomas Berdych, pelo suíço Stanislas Wawrinka, o compatriota Federer e Tsonga.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 15 de Outubro de 2013 às 10:52


Notícias ATP Finals Jo-Wilfried Tsonga Richard Gasquet Milos Raonic Tommy Haas Roger Federer ameaça classificação