Honra

Primeiro ministro assegura título de "Sir" a Murray: "ninguém merece mais"

David Cameron esteve no box real durante final de Wimbledon e foi um dos milhões de britânicos a vibrar com primeiro caneco local em 77 anos


Ao conquistar pela primeira vez o torneio de Wimbledon e quebrar o longo tabu de 77 anos sem títulos de um tenista local no All England Club, o britânico Andy Murray levantou multidões ao redor do país e, de quebra, não parou de cumprir seus compromissos fora de quadra. Um deles foi a visita à residência oficial do primeiro ministro David Cameron, em Downing Street, no centro de Londres.

Murray campeão

Premier britânico defende título de "Sir" a Murray

Na ocasião, o diplomata abriu o jogo com a imprensa e revelou que votou a favor de Murray para receber a honraria de "Sir" pelo feito histórico e que elevou o orgulho nacional.

"Acredito que Andy levantou os espíritos de todo o país. Foi um dia fantástico para ele, para o tênis britânico e para a Grã-Bretanha. Honras são decididas de forma independente, mas, francamente, eu não consigo pensar em ninguém que mereça mais", declarou Cameron, que esteve no box real durante a final contra Novak Djokovic.

E, segundo o primeiro ministro, a honraria será concedida a Murray nesse próximo domingo. A ascensão ao título de "Sir" demora geralmente quatro anos. Murray já havia sido agraciado como membro da Ordem do Império Britânico ao conquistar a medalha de ouro nas Olimpíadas de 2012.

Antes de Murray, a Grã-Bretanha não via um campeão no masculino em simples desde 1936 quando Fred Perry conquistou o tricampeonato em Londres. Entre as mulheres, Virginia Wade foi a última local a levantar a taça, em 1977.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 10 de Julho de 2013 às 11:57


Notícias Andy Murray Sir Honraria Wimbledon David Cameron Império Britânico